Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EMERGENTES NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110434
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2217
    "inscrito_id" => 566
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EMERGENTES NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "As tecnologias digitais emergentes desempenham um papel fundamental na educação contemporânea, promovendo a transformação dos métodos tradicionais de ensino. Elas possibilitam a personalização da aprendizagem, oferecendo recursos interativos e acessíveis que se adaptam às necessidades individuais dos alunos. Com ferramentas como inteligência artificial, realidade virtual e aprendizado de máquina, as experiências de ensino tornam-se mais envolventes e eficazes, preparando os alunos para um mundo em constante evolução. Além disso, as tecnologias digitais ampliam o acesso à educação, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades. Em resumo, elas são catalisadoras da inovação pedagógica e essenciais para o progresso educacional. O objetivo deste estudo consiste em identificar como as tecnologias digitais emergentes alinhadas a aprendizagem significativa impactam o processo de aprendizagem dos alunos. Quanto à fundamentação teórica discorre-se as tecnologias digitais emergentes no contexto educativo, a contextualização e abordagem da teoria da aprendizagem significativa proposta por David Ausubel e as transformações na educação contemporânea e seus desafios. Como metodologia adotou-se um estudo de caso baseado em uma análise de cunho quantitativo-qualitativo realizado através de um questionário, entrevistas semiestruturadas e observação, com 62 estudantes com idades entre 18 e 35 anos do Curso Técnico de Administração de uma instituição privada da região do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul/Brasil. Os resultados da pesquisa destacam que o uso isolado das tecnologias digitais emergentes promove um aumento no engajamento, questionamento e comprometimento dos alunos ao longo das atividades educacionais. No entanto, quando essas tecnologias são integradas de maneira alinhada à aprendizagem significativa, ocorre um fenômeno adicional: os alunos passam a sentir um maior senso de pertencimento não apenas às atividades, mas também ao grupo como um todo. Esse sentimento fortalece não apenas a conclusão bem-sucedida das tarefas, mas também as relações interpessoais na sala de aula, criando um ambiente mais colaborativo e favorável ao aprendizado. A integração eficaz das tecnologias digitais emergentes, portanto, proporciona benefícios substanciais tanto para o engajamento quanto para o desenvolvimento social dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID566_TB2217_26102024212651.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIANA RAQUEL SCHNEIDER GOTTSCHALCK"
    "autor_nome_curto" => "Diana Schneider"
    "autor_email" => "dianaschneider2016@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110434
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2217
    "inscrito_id" => 566
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EMERGENTES NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "As tecnologias digitais emergentes desempenham um papel fundamental na educação contemporânea, promovendo a transformação dos métodos tradicionais de ensino. Elas possibilitam a personalização da aprendizagem, oferecendo recursos interativos e acessíveis que se adaptam às necessidades individuais dos alunos. Com ferramentas como inteligência artificial, realidade virtual e aprendizado de máquina, as experiências de ensino tornam-se mais envolventes e eficazes, preparando os alunos para um mundo em constante evolução. Além disso, as tecnologias digitais ampliam o acesso à educação, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades. Em resumo, elas são catalisadoras da inovação pedagógica e essenciais para o progresso educacional. O objetivo deste estudo consiste em identificar como as tecnologias digitais emergentes alinhadas a aprendizagem significativa impactam o processo de aprendizagem dos alunos. Quanto à fundamentação teórica discorre-se as tecnologias digitais emergentes no contexto educativo, a contextualização e abordagem da teoria da aprendizagem significativa proposta por David Ausubel e as transformações na educação contemporânea e seus desafios. Como metodologia adotou-se um estudo de caso baseado em uma análise de cunho quantitativo-qualitativo realizado através de um questionário, entrevistas semiestruturadas e observação, com 62 estudantes com idades entre 18 e 35 anos do Curso Técnico de Administração de uma instituição privada da região do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul/Brasil. Os resultados da pesquisa destacam que o uso isolado das tecnologias digitais emergentes promove um aumento no engajamento, questionamento e comprometimento dos alunos ao longo das atividades educacionais. No entanto, quando essas tecnologias são integradas de maneira alinhada à aprendizagem significativa, ocorre um fenômeno adicional: os alunos passam a sentir um maior senso de pertencimento não apenas às atividades, mas também ao grupo como um todo. Esse sentimento fortalece não apenas a conclusão bem-sucedida das tarefas, mas também as relações interpessoais na sala de aula, criando um ambiente mais colaborativo e favorável ao aprendizado. A integração eficaz das tecnologias digitais emergentes, portanto, proporciona benefícios substanciais tanto para o engajamento quanto para o desenvolvimento social dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID566_TB2217_26102024212651.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIANA RAQUEL SCHNEIDER GOTTSCHALCK"
    "autor_nome_curto" => "Diana Schneider"
    "autor_email" => "dianaschneider2016@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As tecnologias digitais emergentes desempenham um papel fundamental na educação contemporânea, promovendo a transformação dos métodos tradicionais de ensino. Elas possibilitam a personalização da aprendizagem, oferecendo recursos interativos e acessíveis que se adaptam às necessidades individuais dos alunos. Com ferramentas como inteligência artificial, realidade virtual e aprendizado de máquina, as experiências de ensino tornam-se mais envolventes e eficazes, preparando os alunos para um mundo em constante evolução. Além disso, as tecnologias digitais ampliam o acesso à educação, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades. Em resumo, elas são catalisadoras da inovação pedagógica e essenciais para o progresso educacional. O objetivo deste estudo consiste em identificar como as tecnologias digitais emergentes alinhadas a aprendizagem significativa impactam o processo de aprendizagem dos alunos. Quanto à fundamentação teórica discorre-se as tecnologias digitais emergentes no contexto educativo, a contextualização e abordagem da teoria da aprendizagem significativa proposta por David Ausubel e as transformações na educação contemporânea e seus desafios. Como metodologia adotou-se um estudo de caso baseado em uma análise de cunho quantitativo-qualitativo realizado através de um questionário, entrevistas semiestruturadas e observação, com 62 estudantes com idades entre 18 e 35 anos do Curso Técnico de Administração de uma instituição privada da região do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul/Brasil. Os resultados da pesquisa destacam que o uso isolado das tecnologias digitais emergentes promove um aumento no engajamento, questionamento e comprometimento dos alunos ao longo das atividades educacionais. No entanto, quando essas tecnologias são integradas de maneira alinhada à aprendizagem significativa, ocorre um fenômeno adicional: os alunos passam a sentir um maior senso de pertencimento não apenas às atividades, mas também ao grupo como um todo. Esse sentimento fortalece não apenas a conclusão bem-sucedida das tarefas, mas também as relações interpessoais na sala de aula, criando um ambiente mais colaborativo e favorável ao aprendizado. A integração eficaz das tecnologias digitais emergentes, portanto, proporciona benefícios substanciais tanto para o engajamento quanto para o desenvolvimento social dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.