As tecnologias digitais emergentes desempenham um papel fundamental na educação contemporânea, promovendo a transformação dos métodos tradicionais de ensino. Elas possibilitam a personalização da aprendizagem, oferecendo recursos interativos e acessíveis que se adaptam às necessidades individuais dos alunos. Com ferramentas como inteligência artificial, realidade virtual e aprendizado de máquina, as experiências de ensino tornam-se mais envolventes e eficazes, preparando os alunos para um mundo em constante evolução. Além disso, as tecnologias digitais ampliam o acesso à educação, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades. Em resumo, elas são catalisadoras da inovação pedagógica e essenciais para o progresso educacional. O objetivo deste estudo consiste em identificar como as tecnologias digitais emergentes alinhadas a aprendizagem significativa impactam o processo de aprendizagem dos alunos. Quanto à fundamentação teórica discorre-se as tecnologias digitais emergentes no contexto educativo, a contextualização e abordagem da teoria da aprendizagem significativa proposta por David Ausubel e as transformações na educação contemporânea e seus desafios. Como metodologia adotou-se um estudo de caso baseado em uma análise de cunho quantitativo-qualitativo realizado através de um questionário, entrevistas semiestruturadas e observação, com 62 estudantes com idades entre 18 e 35 anos do Curso Técnico de Administração de uma instituição privada da região do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul/Brasil. Os resultados da pesquisa destacam que o uso isolado das tecnologias digitais emergentes promove um aumento no engajamento, questionamento e comprometimento dos alunos ao longo das atividades educacionais. No entanto, quando essas tecnologias são integradas de maneira alinhada à aprendizagem significativa, ocorre um fenômeno adicional: os alunos passam a sentir um maior senso de pertencimento não apenas às atividades, mas também ao grupo como um todo. Esse sentimento fortalece não apenas a conclusão bem-sucedida das tarefas, mas também as relações interpessoais na sala de aula, criando um ambiente mais colaborativo e favorável ao aprendizado. A integração eficaz das tecnologias digitais emergentes, portanto, proporciona benefícios substanciais tanto para o engajamento quanto para o desenvolvimento social dos alunos.