MEMÓRIAS, INFÂNCIA E BRINCADEIRAS: AS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE BOM JESUS-PI
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111211 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3281 "inscrito_id" => 11773 "titulo" => "MEMÓRIAS, INFÂNCIA E BRINCADEIRAS: AS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE BOM JESUS-PI" "resumo" => "A Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, assim é essencial uma escola direcionada para a infância, que desenvolva práticas pedagógicas contemplando as necessidades das crianças e com professores comprometidos. As professoras da Educação Infantil dedicam o seu planejamento e as suas práticas para pensar na infância, assim as interações e brincadeiras são o caminho para que a aprendizagem nesta etapa possa acontecer. Com foco na prática docente, destacamos a questão problema: como as memórias da infância sobre o brincar, das professoras da educação infantil refletem em suas práticas com seus alunos da rede Municipal de Bom Jesus-PI? A nossa pesquisa tem como objetivo geral: compreender como as memórias da infância sobre o brincar, das professoras da Educação Infantil refletem em suas práticas com seus alunos da rede municipal de Bom Jesus-PI. Nesse contexto, a presente pesquisa nos conduz aos seguintes objetivos específicos: vivenciar com as professoras da Educação Infantil algumas brincadeiras realizadas no território escolar; e analisar as narrações das professoras da Educação Infantil referente as suas memórias infantis. Metodologicamente utilizamos a pesquisa narrativa com o objetivo de ampliar a compreensão dos sentimentos, relatos e experiências que serão apresentadas através do memorial, como dispositivo para aquisição dos dados realizamos a observação participante. Observamos os principais achados da pesquisa evidencia que: algumas brincadeiras que as professoras realizavam quando eram crianças são readaptadas para elaborar atividades com os seus alunos da pré-escola. No contexto de suas próprias infâncias, as professoras compartilham que realizam brincadeiras semelhantes às que promovem em sala de aula. Estas carregam consigo um significado que contribuiu para a construção de suas personalidades. As professoras utilizam de maneira consciente, para auxiliar os alunos. Os afetos por essas brincadeiras de infâncias levam a incorporá-las em sua prática docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11773_TB3281_27102024223120.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMERSON CARDOSO SIQUEIRA" "autor_nome_curto" => "EMERSON" "autor_email" => "emersonsiqueira@aluno.uespi.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111211 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3281 "inscrito_id" => 11773 "titulo" => "MEMÓRIAS, INFÂNCIA E BRINCADEIRAS: AS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE BOM JESUS-PI" "resumo" => "A Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, assim é essencial uma escola direcionada para a infância, que desenvolva práticas pedagógicas contemplando as necessidades das crianças e com professores comprometidos. As professoras da Educação Infantil dedicam o seu planejamento e as suas práticas para pensar na infância, assim as interações e brincadeiras são o caminho para que a aprendizagem nesta etapa possa acontecer. Com foco na prática docente, destacamos a questão problema: como as memórias da infância sobre o brincar, das professoras da educação infantil refletem em suas práticas com seus alunos da rede Municipal de Bom Jesus-PI? A nossa pesquisa tem como objetivo geral: compreender como as memórias da infância sobre o brincar, das professoras da Educação Infantil refletem em suas práticas com seus alunos da rede municipal de Bom Jesus-PI. Nesse contexto, a presente pesquisa nos conduz aos seguintes objetivos específicos: vivenciar com as professoras da Educação Infantil algumas brincadeiras realizadas no território escolar; e analisar as narrações das professoras da Educação Infantil referente as suas memórias infantis. Metodologicamente utilizamos a pesquisa narrativa com o objetivo de ampliar a compreensão dos sentimentos, relatos e experiências que serão apresentadas através do memorial, como dispositivo para aquisição dos dados realizamos a observação participante. Observamos os principais achados da pesquisa evidencia que: algumas brincadeiras que as professoras realizavam quando eram crianças são readaptadas para elaborar atividades com os seus alunos da pré-escola. No contexto de suas próprias infâncias, as professoras compartilham que realizam brincadeiras semelhantes às que promovem em sala de aula. Estas carregam consigo um significado que contribuiu para a construção de suas personalidades. As professoras utilizam de maneira consciente, para auxiliar os alunos. Os afetos por essas brincadeiras de infâncias levam a incorporá-las em sua prática docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11773_TB3281_27102024223120.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMERSON CARDOSO SIQUEIRA" "autor_nome_curto" => "EMERSON" "autor_email" => "emersonsiqueira@aluno.uespi.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }