Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRIBUIÇÃO DA EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA ALEMÃ

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A extensão universitária desempenha papel fundamental no processo educativo, oportunizando “a democratização do conhecimento, a participação efetiva da comunidade na atuação da universidade e uma produção resultante do confronto com a realidade” (FORPROEX, 2001, p. 2). Acreditamos, pois, que uma ação extensionista pode contribuir para políticas linguísticas, dando suporte, p.ex., ao ensino de uma língua estrangeira não hegemônica (Puh, Fa¬varo, Freire, 2022). Este relato de experiência, com metodologia informativa-dialógica, apresenta o programa extensionista “PASCH Escolas parceiras para o futuro”, que dá suporte à oferta de cursos de alemão em duas escolas públicas de Fortaleza ao mesmo tempo que contribui para a formação inicial de licenciandos Letras/Alemão da Universidade Federal do Ceará. Apresentamos a Iniciativa PASCH, as duas escolas, o público-alvo e os desafios na manutenção da oferta no ensino médio público. Além disso, debatemos o problema estrutural da falta de vinculação entre a formação geral e a formação profissionalizante dos cursos de Letras Estrangeiras (Blume, 2011). Em seguida, discutimos o impacto da extensão na formação inicial de graduandos Letras/Alemão, que iniciam a atuação nas escolas através das observações das aulas, aproximando gradativamente a formação teórica recebida e a prática de sala de aula. As atividades de extensão ofertadas nas escolas, sob supervisão da coordenadora da ação extensionista, funcionam como o chamado espaço híbrido (ou terceiro espaço) na formação dos licenciandos. É nesse espaço protegido que conhecimento acadêmico, professores formadores e docentes em formação se encontram de modo menos hierárquico, conectando a teoria e a práxis docente, através de uma prática na formação inicial e um aprendizado acerca da prática docente (Zeichner, 2010). Por fim, apresentamos as atividades desenvolvidas e como essas iniciativas conciliam a prática, o ensino e a pesquisa, aprimorando a formação docente e possibilitando a efetiva aplicação do tripé do trabalho da Universidade: Extensão-Ensino-Pesquisa.

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