O presente estudo teve como objetivo verificar a ideia dos professores de História da Rede Pública Estadual de Alagoas sobre Comunismo. O interesse dessa investigação surgiu no momento em que observamos a tentativa de se combater uma suposta doutrinação comunista nas escolas, que seria realizada por professores de História. Essas afirmações surgem de movimentos de extrema- direita que constituíram suas narrativas a partir de ideias difundidas por figuras como Olavo de Carvalho, que acabou originando movimentos como o Movimento Escola sem Partido, o Movimento Brasil Livre (MBL), além da produtora Brasil Paralelo, que busca produzir um material de viés conservador, para combater o conhecimento histórico difundido pelas escolas, que segundo eles seria enviesado à esquerda. A investigação guiou- se pela análise dos conceitos e seus significados, pautada em uma pesquisa bibliográfica baseada na Teoria Crítica, com o objetivo de apreender os conceitos de comunismo, socialismo e esquerda, seguindo- se uma pesquisa de campo com 10 professores de História da Rede Pública de Alagoas, para verificar seu entendimento e opiniões sobre esses conceitos e como eles os trabalham em sala de aula. Essa pesquisa se deu através de entrevistas semi- estruturadas, para conseguir captar o entendimento e as opiniões destes professores. A análise destas entrevistas se deu baseada na abordagem qualitativa da análise de conteúdos, verificando- se alguma confusão entre os conceitos de socialismo e comunismo, no que se refere ao conceito de esquerda, os professores percebem que este conceito está ligado à defesa dos interesses dos trabalhadores, porém, a maioria dos professores entendem o Comunismo como algo utópico, além de uma abordagem política muito radical, demonstrando assim, a ausência de doutrinação nestas escolas.