O presente trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a literatura no cotidiano infantil, como uma ferramenta no combate ao racismo, ao preconceito e a discriminação racial na escola. Nos primeiros anos de vida, os espaços coletivos educacionais os quais a criança frequenta são lugares privilegiados por promoverem tais reflexões. Os alunos devem ser estimulados, ainda na primeira infância, a se envolverem em atividades que conheçam, reconheçam e valorizem a importância dos diferentes grupos étnico-raciais na construção da história e da cultura brasileira. Buscamos responder algumas questões no decorrer deste artigo: Quais são as literaturas infantis que falam sobre esse tema? De que maneira que essa temática é abordada? Quais são as representações que existem nesses livros? Observaremos de que maneira essa literatura infantil está contribuindo nesta luta contra o racismo estrutural. É necessário lutar contra esse sistema em nossa sociedade, no nosso dia a dia, nas nossas relações em todos os momentos em que ele aparece e não fingir não enxergar comportamentos e sinais de racistas em pessoas e situações, pois o racismo é silencioso, cabe a nós professores e colaboradores combatê-lo. Ao analisar os livros de literatura infantil que aborde a temática, que podem ser utilizados na educação infantil para uma educação antirracista, identificar os livros infantis que abordam essa temática e relacionar os títulos que trabalham com uma linguagem antirracista. Assim, nosso trabalho justifica-se pela importância da literatura no desenvolvimento dos estudantes enquanto cidadãos que não aceitam ou cometem racismo. Usaremos método de pesquisa bibliográfico e qualitativo sobre livros infantis que tratam sobre o tema das relações etnico-racial. Como educadoras esperamos encontrar nos livros infantis histórias encorajadoras, onde as diferenças são tratadas como algo bom e que a diversidade cultural é a riqueza de um povo.