Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre a formação desenvolvida no município de Quixeramobim com os profissionais da educação básica da rede pública. O objetivo da formação foi capacitar os cuidadores e professores para a compreensão das neurodiversidades e no manejo destas crianças no contexto escolar. Realizaram-se três encontros de formação, no período entre abril e junho de 2024. Foram levantados nos encontros as principais dúvidas dos cuidadores e professores, dados estatísticos acerca dos transtornos do neurodenvolvimento, com ênfase nos transtornos: Transtorno do espectro autista (TEA), transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtorno opositor desafiador (TOD), transtorno da aprendizagem específicos comuns e entre outros, esclarecimento das atividades que competem a cada um que estão presentes no contexto da criança neurodivergente. Através da utilização de estratégia participativa, associados a recursos com embasamento teórico, avaliativo e didático. A experiência proporcionou identificar a relevância da formação especializada de cuidadores para crianças neurodiversas na educação pública de Quixeramobim, deste modo, a significatividade da educação continuada desses profissionais, desempenhando o papel de garantir que essas crianças recebam o apoio adequado para seu desenvolvimento educacional, social e repeitados seus direitos de acordo como preconiza o Estatuto da criança e adolescente (ECA) e por fim indicando as lacunas existentes na formação e seleção desses profissionais.