Neste documento nos debruçaremos a investigar quais as contribuições da iniciação científica para a formação de professores, através de uma pesquisa bibliográfica, a partir de autores como Pinho (2017), Demo (2006), Kirsch (2007), Bridi (2010), Ludke (2001) entre outros autores(as) que refletem sobre este início da pesquisa na formação, abordaremos como a pesquisa está presente no processo formativo de estudantes da graduação em licenciaturas. A esse modo, essa pesquisa é um meio de compreender a natalidade da iniciação científica na formação inicial dos(as) professores(as) na atualidade. A iniciativa de pesquisa na grade curricular das universidades dar-se quase sempre por processos como o Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), contudo, aspectos voltados à produção escrita e disciplinas de pesquisa metodológica, tornam-se comuns na atualidade, sendo estas, as unidades que auxiliam no processo a introduzir discentes na pesquisa científica. A pesquisa possibilita ao indivíduo criticidade e reflexão, é o despertar, é a busca para sanar uma curiosidade, como também, a resolução de problemas de pesquisa que surgem durante a formação acadêmica, tenha ela sido sugerida por um(a) docente, ou partida de si próprio, para além de contribuir significativamente na capacidade argumentativa e de aprofundar o conhecimento nas temáticas pesquisadas.