A pesquisa teve como objetivo apresentar a importância do planejamento curricular para a Educação Infantil, especificamente na Primeira Infância (2 e 3 anos de idade), tendo como ponto de partida a perspectiva sócio-histórica, dialogando diretamente com a Teoria Histórico-Cultural – THC e a Pedagogia Histórico-Crítica – PHC. A THC tem como base os pressupostos teóricos de Lev Vygotsky e colaboradores e esclarece sobre a Periodização do Desenvolvimento Psíquico da criança. Já a PHC foi desenvolvida por Dermeval Saviani, que defende que a educação deve ser crítica, no sentido de remeter sempre à estrutura socioeconômica que determina a forma de manifestação do fenômeno educativo. Ambas as teorias se complementam e direcionam a práxis do professor. Com relação à periodização do desenvolvimento psíquico, no que concerne à teoria adotada (THC), é válido ressaltar que existem marcos que servem de guia para o trabalho pedagógico do professor e este, por sua vez, necessita estar atento a todas as características e necessidades dos alunos a fim de possibilitar a eles planejamentos dinâmicos adequados e que os impulsionem para níveis psicológicos superiores. Ademais, enfatiza-se a importância de se estudar e compreender a faixa etária das crianças de 2 a 3 anos de idade, pois, apesar de não haver obrigatoriedade de matrícula, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394 de 1996, trata-se de um público que está presente nas creches de Educação Infantil de todo o país e que apresenta demandas educacionais específicas. O texto fará uma contextualização acerca da Teoria Histórico-Cultural – THC e a Pedagogia Histórico-Crítica – PHC, bem como a descrição sobre a periodização do desenvolvimento psíquico da criança entre 2 e 3 anos de idade, propondo uma reflexão sobre o tema.