O número de matrículas no ensino regular de estudantes público alvo da educação especial vem apresentando um crescimento a cada ano, isso pode ser indicativo de que as famílias estão perdendo o medo de matricular os filhos nas classes comuns, superando desafios encontrados desde o nascimento ou descoberta do diagnóstico. É com esse olhar que o estudo aqui apresentado tem por objetivo analisar o número de estudantes público alvo da educação especial matriculados no ensino regular, como também apresentar dados de uma pesquisa realizada num município localizado no interior do Rio Grande, onde comprova o número de estudantes público alvo da educação especial matriculados na rede municipal de ensino nos últimos 10 anos. Os dados foram coletados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnísioTeixeira - INEP com buscas entre os anos de 2015 e 2023, os dados de 2024 foram coletados nas 06 escolas municipais que existem no município após a data base para a primeira etapa do censo escolar, que é dia 31 de março. Em 2024, a pesquisa também apresenta dados de estudantes com necessidades complexas de comunicação matriculados na rede regular de ensino e traz a necessidade de formação de professores com uso da tecnologia assistiva e comunicação alternativa. O embasamento teórico foi realizado por meio de pesquisas nos periódicos da CAPES, Scielo e repositórios de Universidades.