O uso de tecnologias inovadoras na educação tem ganhado destaque, especialmente no que diz respeito à integração de jogos e Inteligência Artificial (IA) no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho apresenta um relato de experiência de uma professora Licenciada em Computação que leciona a disciplina de Pensamento Computacional para turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais. O artigo, intitulado "Jogos e IA: Ferramentas lúdicas para estimular o aprendizado nos Anos Iniciais – um relato de experiência", busca investigar como os jogos e a Inteligência Artificial (IA) podem servir como ferramentas lúdicas para enriquecer e dinamizar o processo de aprendizagem das crianças nessa faixa etária. A metodologia empregada é qualitativa e baseia-se na análise de experiência prática de uma professora para corroborar as teorias discutidas na literatura acadêmica. Os fundamentos teóricos incluem os trabalhos de Brougère (1998), Piaget (1971) e Ramos, Ribeiro e Santos (2011), que oferecem uma base para entender o papel dos jogos na educação. Os resultados demonstram que jogos e brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento infantil, oferecendo um ambiente de aprendizagem mais prazeroso e efetivo. Através do brincar, as crianças têm a chance de explorar e desenvolver suas habilidades de forma criativa e imaginativa, o que facilita a compreensão e a interação com o mundo ao seu redor. A inclusão da IA nos jogos educativos pode potencializar esses benefícios, proporcionando experiências adaptativas e personalizadas que atendem às necessidades individuais de cada aluno.