O presente trabalho tem como fundamento mostrar a construção da didática do ensino de matemática por discentes da área da educação, através de materiais e atividades desenvolvidas por eles em sala de aula sobre a orientação de um docente, pela perspectiva da metodologia ativa de rotação por estações permitindo aos discentes serem mediadores do processo de ensino com a apresentação de um plano de aula criado e aplicado com alunos do ensino superior e da educação infantil, tendo como referencial teórico a resolução e formulação de problemas matemáticos com números decimais, frações e sistema monetário de acordo com o referencial teórico-metodológico George Polya. A construção dos materiais concretos com as dinâmicas em sala de aula, foram propostos por discentes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matéria e Linguagens (UFPA) em dois momentos, sendo o primeiro direcionado a turma do 5o semestre do mesmo curso com a exposição e aplicação de um tabuleiro de frações feito de materiais reutilizados, o uso do jogo da memória, um bingo, e a simulação de uma feira de vendas direcionada para a explicação do sistema monetário E o segundo momento, realizado numa prática docente com a submissão desses materiais didáticos como instrumentos pedagógicos para os alunos do 1o ao 5o do ensino fundamental I de uma escola estadual, localizada na Baía do Sol, no distrito de Mosqueiro, em Belém, com intenção de expor os aprendizados e as práticas elaboradas sobre os temas propostos na realização dessa dinâmica a partir do conhecimento de mundo desses alunos, podendo assim haver uma troca de aprendizados com eles e instigar o conhecimento, e assim compreender a partir desta análise o processo de assimilação dos conteúdos da didática pedagógica elaborados pelos discentes e quais as dificuldades que esses alunos dos anos iniciais tiveram nessa estratégia de ensino.