Partindo da necessidade de atrelar a teoria à prática matemática, no sentido de proporcionar aos alunos uma experimentação que evidencie suas vivências no contexto da sala de aula, o presente estudo possui como objetivo, apresentar e descrever uma experiência diferenciada de ensino e aprendizagem, envolvendo o material concreto Teodolito que foi confeccionado de forma artesanal por uma turma da Educação de Jovens e Adultos – EJA, composta por alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental de uma escola da rede pública de ensino do município de Parauapebas, localizada no estado do Pará, para uso nas aulas de trigonometria, e deste modo, aprimorar o conhecimento de todos os envolvidos no sentido de que possamos refletir a cerca desta prática, possibilitando uma percepção didático- pedagógica, como um recurso facilitador que venha a contribuir para a melhoria do ensino de matemática. O método da aula prática foi idealizado a partir de uma perspectiva diferenciada, buscando transformar a percepção dos alunos a respeito do conteúdo curricular de trigonometria na disciplina de matemática, visto que este é estudado, muitas vezes somente de forma teórica, com o recurso do livro didático. A proposta foi aplicada em uma turma composta por 30 alunos sendo organizada em 2 aulas teóricas onde os mesmos puderam revisar os conceitos prévios relacionados aos conteúdos de trigonometria e 3 aulas práticas, onde se envolveram com a confecção do teodolito artesanal e sua experimentação e aplicação no ensino de trigonometria. Como resultados, foi possível observar que os alunos puderam relacionar a teoria associada à prática, no sentido de construir um conhecimento mais sólido e duradouro e que evidencie aspectos culturais de sua realidade