O estudo avalia como o uso de aulas práticas dentro da sala de aula desempenha um papel crucial no processo educativo, proporcionando aos alunos uma compreensão mais eficaz e aplicada dos conceitos. Considerando que muitas dessas atividades podem ser realizadas com materiais simples e acessíveis, como vinagre, bicarbonato de sódio, pastilhas de vitamina C, álcool, gasolina, água, açúcar e sal, sem a necessidade de um laboratório específico. Esses experimentos ilustram conceitos fundamentais da química, como neutralização e solubilidade, sem depender de equipamentos sofisticados. O objetivo do trabalho é tornar a metodologia mais econômica e acessível, permitindo aos alunos observar reações químicas que antes eram apenas teóricas. Experimentos como a efervescência do bicarbonato de sódio com vinagre ou a dissolução de substâncias ajudam a visualizar processos como neutralização, solubilidade e mudanças de estado. A metodologia foi utilizada com alunos do Pré-vestibular na instituição de ensino privada aprendizagem Eureka revelou um aumento significativo na curiosidade e atenção dos alunos, pois ao conectar o conteúdo com experiências visuais e práticas, as aulas se tornaram mais interessantes e interativas. Essa abordagem qualitativa proporcionou evidências visuais e tangíveis que fortalecem o entendimento teórico, resultando em uma aprendizagem mais envolvente. Além disso, observou-se um aumento no interesse dos alunos por futuras aulas e sugestões para novos experimentos. A utilização de materiais simples é uma estratégia inovadora e acessível para o ensino da ciência, que incentiva a criatividade e a experimentação. Esta metodologia promove a inclusão ao tornar o aprendizado mais equitativo e adaptável a diferentes contextos escolares. Além de facilitar a compreensão dos conceitos químicos, ela desperta o interesse e a curiosidade dos alunos, preparando-os para aplicar conhecimentos químicos de forma prática e significativa. Dessa forma, o ensino se torna mais eficaz e relevante, melhorando a conscientização sobre a química no cotidiano.