Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DAS AÇÕES DESEMPENHADAS NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109150
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 413
    "inscrito_id" => 6361
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DAS AÇÕES DESEMPENHADAS NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA"
    "resumo" => "O presente artigo aborda algumas questões que relacionam Educação Infantil e a Educação Inclusiva no município de Fortaleza. Tem-se por objetivo geral discorrer sobre as principais ações desempenhadas no município de Fortaleza no cenário da Educação Infantil, para promoção da inclusão escolar. Como objetivos específicos, o estudo visa: investigar o que diz os documentos oficiais elaborados pelo município em relação à prática da Educação Inclusiva; verificar as transformações curriculares necessárias para que haja inclusão na Educação Infantil; conhecer o trabalho do Atendimento Educacional Especializado – AEE perante à Educação Inclusiva; e identificar propostas inclusivas desenvolvidas na escola. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, desenvolvido a partir de revisão bibliográfica de cunho exploratório. O estudo aponta como resultado que a Educação Infantil na perspectiva da Educação Inclusiva tem sido uma realidade no município de Fortaleza, visto que as escolas são munidas com ferramentas que vão desde orientações acerca das mudanças curriculares necessárias à inclusão até um atendimento especializado que acolhe e oferece um olhar individualizado às crianças com deficiência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6361_TB413_25022024205033.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA KARLA GOMES BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "ANA KARLA GOMES"
    "autor_email" => "ana.karlagomesb@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109150
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 413
    "inscrito_id" => 6361
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DAS AÇÕES DESEMPENHADAS NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA"
    "resumo" => "O presente artigo aborda algumas questões que relacionam Educação Infantil e a Educação Inclusiva no município de Fortaleza. Tem-se por objetivo geral discorrer sobre as principais ações desempenhadas no município de Fortaleza no cenário da Educação Infantil, para promoção da inclusão escolar. Como objetivos específicos, o estudo visa: investigar o que diz os documentos oficiais elaborados pelo município em relação à prática da Educação Inclusiva; verificar as transformações curriculares necessárias para que haja inclusão na Educação Infantil; conhecer o trabalho do Atendimento Educacional Especializado – AEE perante à Educação Inclusiva; e identificar propostas inclusivas desenvolvidas na escola. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, desenvolvido a partir de revisão bibliográfica de cunho exploratório. O estudo aponta como resultado que a Educação Infantil na perspectiva da Educação Inclusiva tem sido uma realidade no município de Fortaleza, visto que as escolas são munidas com ferramentas que vão desde orientações acerca das mudanças curriculares necessárias à inclusão até um atendimento especializado que acolhe e oferece um olhar individualizado às crianças com deficiência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6361_TB413_25022024205033.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA KARLA GOMES BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "ANA KARLA GOMES"
    "autor_email" => "ana.karlagomesb@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente artigo aborda algumas questões que relacionam Educação Infantil e a Educação Inclusiva no município de Fortaleza. Tem-se por objetivo geral discorrer sobre as principais ações desempenhadas no município de Fortaleza no cenário da Educação Infantil, para promoção da inclusão escolar. Como objetivos específicos, o estudo visa: investigar o que diz os documentos oficiais elaborados pelo município em relação à prática da Educação Inclusiva; verificar as transformações curriculares necessárias para que haja inclusão na Educação Infantil; conhecer o trabalho do Atendimento Educacional Especializado – AEE perante à Educação Inclusiva; e identificar propostas inclusivas desenvolvidas na escola. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, desenvolvido a partir de revisão bibliográfica de cunho exploratório. O estudo aponta como resultado que a Educação Infantil na perspectiva da Educação Inclusiva tem sido uma realidade no município de Fortaleza, visto que as escolas são munidas com ferramentas que vão desde orientações acerca das mudanças curriculares necessárias à inclusão até um atendimento especializado que acolhe e oferece um olhar individualizado às crianças com deficiência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.