O processo de formação de professores de ciências, vem passando por muitas discussões nos últimos anos e novas experiências têm sido divulgadas. Em se tratando das Ciências Biológicas uma estratégia possível, para assimilação dos conteúdos, pode ser realizada, com a inserção dos assuntos, na realidade de vida dos educandos. Este trabalho apresenta a experiência de construção de campanhas ambientais, na disciplina de Ecologia, com professores em formação do curso de Educação do Campo, com habilitação em Ciências da Natureza e Matemática, da UFMA. Estando em processo de formação inicial, os professores, em sua maioria provenientes de comunidades tradicionais, após a explicação dos conteúdos de ecologia em sala de aula, foram convidados a exercerem o papel de educadores ambientais. Observando a realidade de suas comunidades e listando as principais temáticas, que geram impacto para a biodiversidade do Maranhão. Os professores construíram campanhas ambientais, que puderam ser apresentadas em suas comunidades, com o intuito de gerar consciência e sensibilização sobre os problemas abordados na apresentação. As correntes de educação ambiental de Lucie Sauvé, foram usadas como base para a construção dos trabalhos. Durante o desenvolvimento das atividades, bem como nas apresentações, os professores perceberam que os conhecimentos ecológicos não estão relacionados somente a questões biológicas, mas também as sociais, culturais, políticas e econômicas. Além disso, o trabalho desenvolvido como educador ambiental, fez com que os professores tomassem consciência da importância das Ciências participarem de atividades promotoras de discussões dentro da sociedade, que estejam envolvidas com as complexas questões ambientais. Desta forma a estratégia de uso de campanhas ambientais se mostrou promissora para o ensino das Ciências Biológicas e a contribui positivamente na formação desses professores.