O ACOLHIMENTO DE UMA CRIANÇA COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO DE CASO A PARTIR DA PERSPECTIVA DOCENTE.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114688 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8307 "inscrito_id" => 19615 "titulo" => "O ACOLHIMENTO DE UMA CRIANÇA COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO DE CASO A PARTIR DA PERSPECTIVA DOCENTE." "resumo" => "O presente trabalho aborda a inclusão de uma criança com Altas Habilidades/Superdotação na Educação Infantil, especificamente na creche. O objetivo principal é compreender como essas habilidades são identificadas no ambiente escolar e analisar os encaminhamentos feitos com base nesse reconhecimento. Para embasar a análise teórica, foram utilizados os estudos de Renzulli (2004), Fleith e Alencar (2007), Freitas (2006), e Virgolim e Konkiewitz (2014) sobre Altas Habilidades/Superdotação. Além disso, as pesquisas de Barbosa (2006), Barbosa e Horn (2021), e Coutinho e Moro (2022) contribuíram para a compreensão da Educação Infantil. A abordagem metodológica adotada é o estudo de caso, incluindo entrevistas semiestruturadas com a equipe de profissionais envolvidos no desenvolvimento das atividades com a criança, além de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. Os resultados principais indicam que a eficácia no acolhimento e inclusão de uma criança com Altas Habilidades/Superdotação na Educação Infantil depende de uma colaboração efetiva entre educadores, família e profissionais especializados. Nesse sentido, é crucial reconhecer e estimular as potencialidades da criança, proporcionando um ambiente educacional adaptado e enriquecedor para o desenvolvimento de suas habilidades. Portanto, conclui-se que o processo de inclusão e acolhimento de crianças com Altas Habilidades/Superdotação na Educação Infantil gera desafios e questionamentos para toda a equipe escolar e a comunidade educativa. No entanto, essa fase do desenvolvimento infantil é essencial, e o enriquecimento das atividades propostas pode fazer uma diferença significativa no crescimento das potencialidades da criança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID19615_TB8307_06082024183911.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANE DE FÁTIMA KOVALSKI MARTINS" "autor_nome_curto" => "TATIANE" "autor_email" => "tatiane.kovalski@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114688 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8307 "inscrito_id" => 19615 "titulo" => "O ACOLHIMENTO DE UMA CRIANÇA COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO DE CASO A PARTIR DA PERSPECTIVA DOCENTE." "resumo" => "O presente trabalho aborda a inclusão de uma criança com Altas Habilidades/Superdotação na Educação Infantil, especificamente na creche. O objetivo principal é compreender como essas habilidades são identificadas no ambiente escolar e analisar os encaminhamentos feitos com base nesse reconhecimento. Para embasar a análise teórica, foram utilizados os estudos de Renzulli (2004), Fleith e Alencar (2007), Freitas (2006), e Virgolim e Konkiewitz (2014) sobre Altas Habilidades/Superdotação. Além disso, as pesquisas de Barbosa (2006), Barbosa e Horn (2021), e Coutinho e Moro (2022) contribuíram para a compreensão da Educação Infantil. A abordagem metodológica adotada é o estudo de caso, incluindo entrevistas semiestruturadas com a equipe de profissionais envolvidos no desenvolvimento das atividades com a criança, além de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. Os resultados principais indicam que a eficácia no acolhimento e inclusão de uma criança com Altas Habilidades/Superdotação na Educação Infantil depende de uma colaboração efetiva entre educadores, família e profissionais especializados. Nesse sentido, é crucial reconhecer e estimular as potencialidades da criança, proporcionando um ambiente educacional adaptado e enriquecedor para o desenvolvimento de suas habilidades. Portanto, conclui-se que o processo de inclusão e acolhimento de crianças com Altas Habilidades/Superdotação na Educação Infantil gera desafios e questionamentos para toda a equipe escolar e a comunidade educativa. No entanto, essa fase do desenvolvimento infantil é essencial, e o enriquecimento das atividades propostas pode fazer uma diferença significativa no crescimento das potencialidades da criança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID19615_TB8307_06082024183911.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANE DE FÁTIMA KOVALSKI MARTINS" "autor_nome_curto" => "TATIANE" "autor_email" => "tatiane.kovalski@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }