UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA MULTIMETODOLÓGICA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112529 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5196 "inscrito_id" => 15421 "titulo" => "UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA MULTIMETODOLÓGICA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA" "resumo" => "O presente trabalho propõe a elaboração de uma sequência didática para o ensino de Estatística no Ensino Médio fazendo uso de diferentes metodologias combinadas. Seguindo os preceitos da pedagogia freiriana, onde o ensino-aprendizagem foca-se no contexto sociocultural do aluno e se apresenta como ferramenta de libertação do indivíduo. Utilizando a revisão de literatura a sequência didática foi organizada em três etapas, a primeira é de natureza conceitual sobre tópicos de Estatística descritiva, fornecendo meios para compreender, representar, analisar e interpretar tabelas e gráficos, assim como as medidas de tendência central e de dispersão, nesse momento serão utilizados matérias de jornais e revistas com foco na estatística como solução de problemas, além do uso de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), valendo-se da metodologia da resolução de problemas. A segunda etapa é de natureza prática com a utilização do software livre LibreOffice e a catalogação de informações pessoais dos alunos, com foco na representação gráfica e nas medidas mencionadas anteriormente. A terceira etapa pretende aplicar os conhecimentos adquiridos nas etapas anteriores, fazendo uso da metodologia ativa da aprendizagem baseada em projetos com a proposição do planejamento e execução de uma pesquisa amostral na escola com um tema pertinente ao universo cotidiano dos alunos e, além disso, a análise e apresentação dos resultados obtidos. Espera-se que as discussões apresentadas neste trabalho possam fornecer subsídios didático-metodológico aos professores de Estatística no Ensino Médio e que o uso desta sequência possa contribuir para o desenvolvimento, nos alunos, das competências e habilidades essenciais nessa área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15421_TB5196_27102024091113.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEANE GOMES CAMPINA" "autor_nome_curto" => "GEANE CAMPINA" "autor_email" => "geanegcampina@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112529 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5196 "inscrito_id" => 15421 "titulo" => "UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA MULTIMETODOLÓGICA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA" "resumo" => "O presente trabalho propõe a elaboração de uma sequência didática para o ensino de Estatística no Ensino Médio fazendo uso de diferentes metodologias combinadas. Seguindo os preceitos da pedagogia freiriana, onde o ensino-aprendizagem foca-se no contexto sociocultural do aluno e se apresenta como ferramenta de libertação do indivíduo. Utilizando a revisão de literatura a sequência didática foi organizada em três etapas, a primeira é de natureza conceitual sobre tópicos de Estatística descritiva, fornecendo meios para compreender, representar, analisar e interpretar tabelas e gráficos, assim como as medidas de tendência central e de dispersão, nesse momento serão utilizados matérias de jornais e revistas com foco na estatística como solução de problemas, além do uso de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), valendo-se da metodologia da resolução de problemas. A segunda etapa é de natureza prática com a utilização do software livre LibreOffice e a catalogação de informações pessoais dos alunos, com foco na representação gráfica e nas medidas mencionadas anteriormente. A terceira etapa pretende aplicar os conhecimentos adquiridos nas etapas anteriores, fazendo uso da metodologia ativa da aprendizagem baseada em projetos com a proposição do planejamento e execução de uma pesquisa amostral na escola com um tema pertinente ao universo cotidiano dos alunos e, além disso, a análise e apresentação dos resultados obtidos. Espera-se que as discussões apresentadas neste trabalho possam fornecer subsídios didático-metodológico aos professores de Estatística no Ensino Médio e que o uso desta sequência possa contribuir para o desenvolvimento, nos alunos, das competências e habilidades essenciais nessa área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15421_TB5196_27102024091113.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEANE GOMES CAMPINA" "autor_nome_curto" => "GEANE CAMPINA" "autor_email" => "geanegcampina@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }