O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS ASSISTIVAS EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO FORMAL, NÃO FORMAL E INFORMAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111442 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3619 "inscrito_id" => 3992 "titulo" => "O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS ASSISTIVAS EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO FORMAL, NÃO FORMAL E INFORMAL" "resumo" => "A partir do século XXI observa-se um avanço com relação ao segmento de tecnologias denominadas assistivas. Estas favorecem a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiências, mas nem todos: pessoas com deficiências e pessoas típicas, conseguem ter acesso e possuem domínio para usufruir desses recursos, uma vez que muitos deles, preveem a interação entre os usuários. Desta forma este estudo quanto à metodologia é de abordagem qualitativa, de natureza básica - desenvolvimento teórico, teve por Objetivo Geral analisar artigos publicados no Portal de periódicos da CAPES, SciELO Brazil e Google Acadêmico quanto às transformações que ocorrem nas práticas pedagógicas descritas, em espaços de educação formal e não formal, em virtude da introdução de tecnologias digitais assistivas em propostas pedagógicas, tendo por Objetivos Específicos: (i) identificar como as tecnologias assistivas dos aplicativos - Domlexia; Picto TEA; Wheelmap; Ubook; Google BrailleBack alteram a natureza da práxis educativa e laboral; e (ii) analisar suas potencialidades para a inovação no ensino e consequente inclusão escolar e social/profissional. O período estabelecido correspondente foi de 2015 até 2022 inclusive. O estudo teórico possibilitou a compreensão acerca do uso desses recursos essenciais para pessoas com deficiência ampliando, consequentemente, a consolidação de informações acerca das formas de utilização dos respectivos softwares, com vistas à melhoria das condições de inclusão em espaços escolares e laborais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3992_TB3619_08042024232811.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HAYDÉA M M DE S REIS" "autor_nome_curto" => "Haydéa M M de S" "autor_email" => "haydea.reis@unigranrio.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111442 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3619 "inscrito_id" => 3992 "titulo" => "O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS ASSISTIVAS EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO FORMAL, NÃO FORMAL E INFORMAL" "resumo" => "A partir do século XXI observa-se um avanço com relação ao segmento de tecnologias denominadas assistivas. Estas favorecem a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiências, mas nem todos: pessoas com deficiências e pessoas típicas, conseguem ter acesso e possuem domínio para usufruir desses recursos, uma vez que muitos deles, preveem a interação entre os usuários. Desta forma este estudo quanto à metodologia é de abordagem qualitativa, de natureza básica - desenvolvimento teórico, teve por Objetivo Geral analisar artigos publicados no Portal de periódicos da CAPES, SciELO Brazil e Google Acadêmico quanto às transformações que ocorrem nas práticas pedagógicas descritas, em espaços de educação formal e não formal, em virtude da introdução de tecnologias digitais assistivas em propostas pedagógicas, tendo por Objetivos Específicos: (i) identificar como as tecnologias assistivas dos aplicativos - Domlexia; Picto TEA; Wheelmap; Ubook; Google BrailleBack alteram a natureza da práxis educativa e laboral; e (ii) analisar suas potencialidades para a inovação no ensino e consequente inclusão escolar e social/profissional. O período estabelecido correspondente foi de 2015 até 2022 inclusive. O estudo teórico possibilitou a compreensão acerca do uso desses recursos essenciais para pessoas com deficiência ampliando, consequentemente, a consolidação de informações acerca das formas de utilização dos respectivos softwares, com vistas à melhoria das condições de inclusão em espaços escolares e laborais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3992_TB3619_08042024232811.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HAYDÉA M M DE S REIS" "autor_nome_curto" => "Haydéa M M de S" "autor_email" => "haydea.reis@unigranrio.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }