Estabelecer a prática pedagógica a um conjunto de saberes ancestrais é a proposta da Pós-Graduação Lato-Sensu em Educação Intercultural Indígena-Quilombola Antirracista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Nesse sentido, os componentes curriculares, a vivência na sala de aula e as identidades interculturais relacionam-se nessa direção decolonial. Assim sendo, o presente estudo tem como objetivo geral analisar se a formação do professor especificamente nos componentes curriculares Gestão Escolar e Projeto Político Pedagógico propicia a ecologia de saberes favoráveis à uma vivência pedagógica Intercultural Antirracista. Como objetivos específicos, estabeleceram-se: verificar quais saberes docentes estão presentes na vivência pedagógica Indígena-Quilombola e identificar a importância da gestão escolar na elaboração do Projeto Político Pedagógico e do Projeto de Vida a partir de suas identidades. Em relação à metodologia utilizada, vale ressaltar que ela é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. A coleta dos dados deu-se por meio de pesquisa de campo. A técnica de coleta de dados ocorreu mediante observação sistemática e direta das atividades do grupo estudado. Os sujeitos participantes da pesquisa foram as/os alunas/os do Curso de Pós-Graduação em destaque. Quanto ao resultado da pesquisa, observou-se que a relação da gestão escolar numa proposta Intercultural e Antirracista é indicativa na elaboração de um Projeto Político Pedagógico Quilombola e um Projeto de Vida Indígena. Suas identidades e história são determinantes para a preservação da ancestralidade numa proposta decolonial.