A presente pesquisa tem como temática a qualidade na educação superior no contexto dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá, onde buscamos investigar a relação entre os resultados do ENADE e o desempenho dos acadêmicos no ano de 2017 nos cursos de Ciências da Natureza e a qualidade apresentada nestes cursos por meio do desempenho dos estudantes no curso e no ENADE. A definição de qualidade é algo complexo, pois ela é uma construção histórica social, e conforme o processo de evolução da raça humana também ganhou novos significados e subjetividades. O ENADE avalia os estudantes concluintes no final da graduação; nas Instituições de Ensino Superior, instituímos o Coeficiente de Rendimento que demonstra o percentual de desempenho do estudante, os dois indicadores avaliam basicamente a mesma questão: o aprendizado adquirido pelo estudante durante seu percurso acadêmico. A pesquisa realizada tem abordagem qualitativa, do tipo exploratório e documental, os nossos procedimentos de pesquisa envolvem análise bibliográfica e documental e entrevista com os professores do núcleo docente estruturante. Para tanto, selecionamos três cursos de licenciaturas e analisamos esses indicadores juntamente com a percepção dos docentes do curso, com a finalidade de compreender a temática sobre qualidade nos cursos de licenciatura da educação superior, e o diferencial de qualidade apresentada nesses cursos. Como resultado da pesquisa, destacamos que ficou manifesto entre os docentes entrevistados que o desempenho dos acadêmicos do curso por meio do coeficiente de rendimento não reflete a qualidade do curso, pois os instrumentos avaliativos dos componentes curriculares não são eficazes em mensurar o conhecimento adquirido pelos estudantes. Além disso, os resultados do ENADE são indicadores importantes, porém apresentam fragilidades no seu processo, portanto esses indicadores por si só não refletem a qualidade que o curso possui.