Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CONTEXTOS RURAIS: REFLEXÕES SOBRE AS AÇÕES DO PROJETO GESTÃO SOCIAL NAS ESCOLAS NA COM-VIDA DE UMA ESCOLA RURAL DO CRATO, CEARÁ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111256
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3352
    "inscrito_id" => 10015
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CONTEXTOS RURAIS: REFLEXÕES SOBRE AS AÇÕES DO PROJETO GESTÃO SOCIAL NAS ESCOLAS NA COM-VIDA DE UMA ESCOLA RURAL DO CRATO, CEARÁ"
    "resumo" => "A pauta da sustentabilidade tem cada vez mais ganhado protagonismo em espaços de discussão mundial e na esfera educacional. Uma das iniciativas governamentais criadas para a promoção de atividades em educação ambiental é a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA), que objetiva fomentar espaços participativos para o ensino-aprendizado da educação ambiental. Visto esse panorama, o projeto Gestão Social nas Escolas foi convidado por uma escola pública localizada na zona rural do município do Crato, para desenvolver ações junto à COM-VIDA, focando o contexto de conflito socioambiental que a comunidade estava vivenciando. A presente pesquisa, caracterizada como qualitativa e realizada com base na observação participante, objetiva refletir sobre os impactos das ações do Gestão Social nas Escolas desenvolvidos nessa escola, no que se refere ao fortalecimento de práticas sustentáveis no ambiente escolar e comunitário. Durante a ação, foi possível observar que a estratégia de utilização de metodologias ativas aliada ao trabalho com pertencimento territorial possibilitou a discussão sobre modos de vida sustentável no campo e engajou os alunos na criação de projetos de intervenção voltados para demandas emergentes na escola, como a criação da horta comunitária e o fortalecimento do engajamento com o equipamento cultural da comunidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10015_TB3352_27102024022605.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CICERA MÔNICA DA SILVA SOUSA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "CICERA"
    "autor_email" => "monicamartins_sousa@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111256
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3352
    "inscrito_id" => 10015
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CONTEXTOS RURAIS: REFLEXÕES SOBRE AS AÇÕES DO PROJETO GESTÃO SOCIAL NAS ESCOLAS NA COM-VIDA DE UMA ESCOLA RURAL DO CRATO, CEARÁ"
    "resumo" => "A pauta da sustentabilidade tem cada vez mais ganhado protagonismo em espaços de discussão mundial e na esfera educacional. Uma das iniciativas governamentais criadas para a promoção de atividades em educação ambiental é a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA), que objetiva fomentar espaços participativos para o ensino-aprendizado da educação ambiental. Visto esse panorama, o projeto Gestão Social nas Escolas foi convidado por uma escola pública localizada na zona rural do município do Crato, para desenvolver ações junto à COM-VIDA, focando o contexto de conflito socioambiental que a comunidade estava vivenciando. A presente pesquisa, caracterizada como qualitativa e realizada com base na observação participante, objetiva refletir sobre os impactos das ações do Gestão Social nas Escolas desenvolvidos nessa escola, no que se refere ao fortalecimento de práticas sustentáveis no ambiente escolar e comunitário. Durante a ação, foi possível observar que a estratégia de utilização de metodologias ativas aliada ao trabalho com pertencimento territorial possibilitou a discussão sobre modos de vida sustentável no campo e engajou os alunos na criação de projetos de intervenção voltados para demandas emergentes na escola, como a criação da horta comunitária e o fortalecimento do engajamento com o equipamento cultural da comunidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10015_TB3352_27102024022605.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CICERA MÔNICA DA SILVA SOUSA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "CICERA"
    "autor_email" => "monicamartins_sousa@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A pauta da sustentabilidade tem cada vez mais ganhado protagonismo em espaços de discussão mundial e na esfera educacional. Uma das iniciativas governamentais criadas para a promoção de atividades em educação ambiental é a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA), que objetiva fomentar espaços participativos para o ensino-aprendizado da educação ambiental. Visto esse panorama, o projeto Gestão Social nas Escolas foi convidado por uma escola pública localizada na zona rural do município do Crato, para desenvolver ações junto à COM-VIDA, focando o contexto de conflito socioambiental que a comunidade estava vivenciando. A presente pesquisa, caracterizada como qualitativa e realizada com base na observação participante, objetiva refletir sobre os impactos das ações do Gestão Social nas Escolas desenvolvidos nessa escola, no que se refere ao fortalecimento de práticas sustentáveis no ambiente escolar e comunitário. Durante a ação, foi possível observar que a estratégia de utilização de metodologias ativas aliada ao trabalho com pertencimento territorial possibilitou a discussão sobre modos de vida sustentável no campo e engajou os alunos na criação de projetos de intervenção voltados para demandas emergentes na escola, como a criação da horta comunitária e o fortalecimento do engajamento com o equipamento cultural da comunidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.