A pauta da sustentabilidade tem cada vez mais ganhado protagonismo em espaços de discussão mundial e na esfera educacional. Uma das iniciativas governamentais criadas para a promoção de atividades em educação ambiental é a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA), que objetiva fomentar espaços participativos para o ensino-aprendizado da educação ambiental. Visto esse panorama, o projeto Gestão Social nas Escolas foi convidado por uma escola pública localizada na zona rural do município do Crato, para desenvolver ações junto à COM-VIDA, focando o contexto de conflito socioambiental que a comunidade estava vivenciando. A presente pesquisa, caracterizada como qualitativa e realizada com base na observação participante, objetiva refletir sobre os impactos das ações do Gestão Social nas Escolas desenvolvidos nessa escola, no que se refere ao fortalecimento de práticas sustentáveis no ambiente escolar e comunitário. Durante a ação, foi possível observar que a estratégia de utilização de metodologias ativas aliada ao trabalho com pertencimento territorial possibilitou a discussão sobre modos de vida sustentável no campo e engajou os alunos na criação de projetos de intervenção voltados para demandas emergentes na escola, como a criação da horta comunitária e o fortalecimento do engajamento com o equipamento cultural da comunidade.