O projeto realizado no IFMA Campus Codó teve como objetivo promover ações de educação ambiental e produção de ervas medicinais e condimentares, visando proporcionar aos alunos uma experiência prática e educativa. Utilizando a abordagem da pesquisa-ação, os pesquisadores interagiram ativamente com os participantes, buscando promover a conscientização ambiental e o desenvolvimento de competências socioambientais. A horticultura escolar foi destacada como uma ferramenta poderosa para conectar os alunos com a natureza, ensinando sobre ciências naturais, nutrição e sustentabilidade de forma prática e interativa. Os resultados obtidos demonstraram que a integração da horta de plantas condimentares e medicinais no ambiente escolar não apenas sensibilizou os alunos para questões ambientais, mas também ampliou o conhecimento sobre as plantas, promovendo práticas sustentáveis e uma compreensão mais profunda da importância da conservação ambiental. A implementação do projeto resultou em um ambiente educacional enriquecido, estimulando a reflexão crítica dos alunos e destacando a relevância da criação de projetos de Educação Ambiental nas escolas para formar cidadãos engajados na preservação do meio ambiente. A horta medicinal se apresenta como uma opção viável e promissora para promover a Educação Ambiental nas escolas técnicas, estimulando o acoplamento das práticas da natureza com os alunos, o desenvolvimento de habilidades práticas e teóricas, e a construção de uma consciência ambiental mais extensa e responsável.