Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO “PROJETO DE VIDA” DO NOVO ENSINO MÉDIO NO CURRÍCULO ESCOLAR DA EEM DR. CÉSAR CALS COM RELAÇÃO AS BASES CONCEITUAIS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação profissional e tecnológica
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110221
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1917
    "inscrito_id" => 1022
    "titulo" => "ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO “PROJETO DE VIDA” DO NOVO ENSINO MÉDIO NO CURRÍCULO ESCOLAR DA EEM DR. CÉSAR CALS COM RELAÇÃO AS BASES CONCEITUAIS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA"
    "resumo" => "A partir da implementação do Novo Ensino Médio, as Escolas Regulares do estado do Ceará, a partir do ano de 2022, começaram a ofertar os Itinerários Formativos, incluindo o Projeto de Vida, que visa fomentar o protagonismo e a autonomia discente sobre as suas escolhas pessoais. A partir da sua inclusão no currículo escolar, surgiu a figura do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT), que tem como atribuição o trabalho dentro das dimensões pessoais, profissionais e sociais dos discentes, a serem contempladas através do Projeto de Vida. O objetivo da pesquisa é apresentar ações desenvolvidas pelo PPDT, da turma A, do 3º ano do ensino médio, da escola EEM Dr. César Cals, no itinerário formativo Projeto de Vida, para que sejam analisadas quanto ao impacto na formação integral dos discentes, a partir da perspectiva deles, sob a ótica das Bases Conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tais como: a educação humana e integral, a pesquisa como princípio educativo e o trabalho como princípio educativo, com intuito de aperfeiçoar o processo formativo de ensino, intermediado pelo PPDT. A metodologia abordada será semiquantitativa e qualitativa e a coleta de dados será feita através de um encontro presencial com a referida turma para a aplicação do questionário, no qual a participação dos discentes ocorrerá de forma voluntária. A análise dos dados será feita por meio de Tabela Likert e serão discutidas através de gráficos. Os resultados esperados são, principalmente, o fortalecimento do pensamento crítico dos discentes, sob o qual consigam, durante o processo formativo, identificar a importância da inclusão deste itinerário formativo nas suas formações humanas e integrais, associando-o aos pressupostos nas Bases Conceituais da EPT, além de aperfeiçoar a prática docente do PDDT da turma."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1022_TB1917_12042024090054.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIA LIVIA VIANA FRANCA"
    "autor_nome_curto" => "JULIA"
    "autor_email" => "jliviaviana@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110221
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1917
    "inscrito_id" => 1022
    "titulo" => "ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO “PROJETO DE VIDA” DO NOVO ENSINO MÉDIO NO CURRÍCULO ESCOLAR DA EEM DR. CÉSAR CALS COM RELAÇÃO AS BASES CONCEITUAIS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA"
    "resumo" => "A partir da implementação do Novo Ensino Médio, as Escolas Regulares do estado do Ceará, a partir do ano de 2022, começaram a ofertar os Itinerários Formativos, incluindo o Projeto de Vida, que visa fomentar o protagonismo e a autonomia discente sobre as suas escolhas pessoais. A partir da sua inclusão no currículo escolar, surgiu a figura do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT), que tem como atribuição o trabalho dentro das dimensões pessoais, profissionais e sociais dos discentes, a serem contempladas através do Projeto de Vida. O objetivo da pesquisa é apresentar ações desenvolvidas pelo PPDT, da turma A, do 3º ano do ensino médio, da escola EEM Dr. César Cals, no itinerário formativo Projeto de Vida, para que sejam analisadas quanto ao impacto na formação integral dos discentes, a partir da perspectiva deles, sob a ótica das Bases Conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tais como: a educação humana e integral, a pesquisa como princípio educativo e o trabalho como princípio educativo, com intuito de aperfeiçoar o processo formativo de ensino, intermediado pelo PPDT. A metodologia abordada será semiquantitativa e qualitativa e a coleta de dados será feita através de um encontro presencial com a referida turma para a aplicação do questionário, no qual a participação dos discentes ocorrerá de forma voluntária. A análise dos dados será feita por meio de Tabela Likert e serão discutidas através de gráficos. Os resultados esperados são, principalmente, o fortalecimento do pensamento crítico dos discentes, sob o qual consigam, durante o processo formativo, identificar a importância da inclusão deste itinerário formativo nas suas formações humanas e integrais, associando-o aos pressupostos nas Bases Conceituais da EPT, além de aperfeiçoar a prática docente do PDDT da turma."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1022_TB1917_12042024090054.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIA LIVIA VIANA FRANCA"
    "autor_nome_curto" => "JULIA"
    "autor_email" => "jliviaviana@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A partir da implementação do Novo Ensino Médio, as Escolas Regulares do estado do Ceará, a partir do ano de 2022, começaram a ofertar os Itinerários Formativos, incluindo o Projeto de Vida, que visa fomentar o protagonismo e a autonomia discente sobre as suas escolhas pessoais. A partir da sua inclusão no currículo escolar, surgiu a figura do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT), que tem como atribuição o trabalho dentro das dimensões pessoais, profissionais e sociais dos discentes, a serem contempladas através do Projeto de Vida. O objetivo da pesquisa é apresentar ações desenvolvidas pelo PPDT, da turma A, do 3º ano do ensino médio, da escola EEM Dr. César Cals, no itinerário formativo Projeto de Vida, para que sejam analisadas quanto ao impacto na formação integral dos discentes, a partir da perspectiva deles, sob a ótica das Bases Conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tais como: a educação humana e integral, a pesquisa como princípio educativo e o trabalho como princípio educativo, com intuito de aperfeiçoar o processo formativo de ensino, intermediado pelo PPDT. A metodologia abordada será semiquantitativa e qualitativa e a coleta de dados será feita através de um encontro presencial com a referida turma para a aplicação do questionário, no qual a participação dos discentes ocorrerá de forma voluntária. A análise dos dados será feita por meio de Tabela Likert e serão discutidas através de gráficos. Os resultados esperados são, principalmente, o fortalecimento do pensamento crítico dos discentes, sob o qual consigam, durante o processo formativo, identificar a importância da inclusão deste itinerário formativo nas suas formações humanas e integrais, associando-o aos pressupostos nas Bases Conceituais da EPT, além de aperfeiçoar a prática docente do PDDT da turma.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.