Este trabalho consiste na aplicação e análise da metodologia ativa: “rotação por estação” como forma de contribuir para o letramento racial dos alunos da EEMTI Marieta Santos, escola de tempo integral, na cidade de Bela Cruz – CE. A rotação por estação é uma metodologia ativa que tem por objetivo incentivar o estudante a aprender de forma autônoma e participativa, através de um circuito aonde os alunos vão passando por estações e realizando as atividades propostas. Neste circuito em específico os alunos terão acesso a músicas, vídeos, pequenos textos e poesias de autores e autoras, negros e indígenas e que após o acesso realizarão pequenas atividades como: mapa mental, desenhos grafites, criação de cartazes, entre outros. O trabalho consiste também numa analise sobre a decolonialidade no currículo das Ciências Sociais, entendido como uma construção eurocêntrica da modernidade, propondo então assim uma atividade metodológica que possa buscar a decolonialidade no momento de sua aplicação, visto que apresenta um debate com uma diversidade de autores negros do continente Africano e América Latina, sul global. Por fim, realizo uma avaliação da experiência em sala de aula com um questionário quantitativo no início e a observação qualitativa no final onde percebemos a grande defasagem que curricular quando se trata da aplicação da lei 10.639 que estabelece a obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira nas escolas de educação básica e que mesmo após 21 anos da lei nossa educação ainda continua com práticas colonialistas.