A presente pesquisa teve como objetivo realizar um diagnóstico do ensino da Educação Física, no contexto da Educação de Jovens e Adultos, levantando a forma como vêm sendo realizadas as aulas, os desafios e dificuldades das práticas pedagógicas nesse programa, na cidade de Santa Inês - MA. Este estudo é uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, para compreensão das falas dos professores de Educação Física, no contexto da EJA. Para isso, foram realizadas visitas e entrevistas a seis professores, responsáveis pela disciplina de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos, em quatro escolas da rede municipal. Os resultados revelaram que a prática da disciplina Educação Física no EJA enfrenta diversos desafios, sendo o principal deles a falta de frequência dos alunos; a desmotivação destes; a estrutura inadequada para a realização das aulas de educação física; falta de equipamentos e materiais esportivos adequados; além de não haver incentivo por parte da Gestão escolar. Constatamos que a pesquisa apontou para a necessidade de investimentos em qualificação e atualização profissional, especialmente em conteúdos voltados para a Educação de Jovens e Adultos, espaços e materiais adequados para realização das aulas, e um maior envolvimento dos gestores escolares para promover um ambiente mais motivador e acolhedor para os alunos da EJA. Além disso, destacou-se a importância de estratégias pedagógicas inovadoras que considerem as particularidades e necessidades dos estudantes adultos.