O presente estudo tenciona discorrer a relevância do Programa Residência Pedagógica-PRP para a formação inicial docente, bem como compreender a importância da relação teórico-prática do mencionado programa para os processos formativos. A partir das experiências e das vivências de uma ex-residente do PRP, e atual mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade, da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, campus-XIV, nesse sentido, a pergunta que mobiliza o estudo é a seguinte: Como as experiências resultantes das ações desenvolvidas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica, vinculado ao Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, campus-XI contribuem para o mesmo seja um itinerário de formação docente? O presente estudo acionou como metodologia o levantamento bibliográfico nos bancos de dados da CAPES sobre teses e dissertações que versam sobre o PRP e a relação com a formação inicial docente, bem como leituras de documentos oficiais a respeito do referido programa para a escrita desse artigo. As ações desenvolvidas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica são oportunidades formativas singulares e, igualmente, impactantes na formação inicial docente, uma vez que as ações do mesmo apontam e direcionam caminhos que possibilitam uma formação inicial docente para além da universidade, sem, no entanto, diminuir a relevância da mesma. O PRP tem se mostrado um importante aliado na formação inicial docente por meio da dialogicidade entre teoria e prática, ampliando assim as possibilidades formativas iniciadas na graduação, aperfeiçoada na sala de aula e estendida para além desses espaços-tempo de formação. O trabalho está embasado em Faria e Pereira (2019), Nóvoa (1995), (2023), Pimenta (2012), Pimenta e lima (2004), Tardif (2014) entre outros.