Este resumo apresenta um trabalho investigativo na Escola Estadual de Ensino Básico Muquém, que fica situada no bairro Rio Vermelho de Florianópolis/SC. Nesta pesquisa foi realizado um grupo focal com aproximadamente 20 educadores da rede estadual de ensino que lecionavam na escola no período noturno. Além do grupo focal foi realizado um questionário semi-estruturado de 10 perguntas em que 10 educadores responderam. Através desta metodologia buscamos entender a perspectiva dos educadores a respeito dos desafios de lecionar no ensino público e correlacionar essas narrativas às propostas da Educação do Campo para o ensino e o que se espera da escola. A partir das perspectivas dos educadores, notamos a dificuldade estrutural para a educação de forma crítica e de qualidade, levantando assim diversas frustrações aos mesmos e condições negativas de saúde, tanto físicas como psicológicas. Há grandes críticas ao modelo atual da escola e também entendimento das limitações. Na nossa pesquisa encontramos um grupo de educadores motivados e preparados para atuação, porém que sofre ao que está posto, impedindo que aconteça mudanças na qualidade de ensino. A partir disso, podemos concluir que os valores da Educação do Campo que busca uma educação libertadora e singular para cada educando, porém ligado a um grande coletivo existem os educadores, apenas há faltas de embasamento para realizar a luta diária e passar acima das dificuldades acumuladas depois de anos de prática docente. Independente das condições há um sentimento que reside em quem escolheu (foi escolhido) para lecionar, que é saber que a construção é o caminho, que existem processos de mudança e que precisamos estar construindo apesar das dificuldades.