O trabalho a seguir foi desenvolvido com turmas de 1º ano de uma escola rural, localizada na ilha de Cotijuba/Belém/Pará, e consistiu em trabalhar o tema biodiversidade a partir do cultivo de uma planta comum da região, e que é ricamente utilizada na alimentação familiar da comunidade onde a referida escola está localizada. A atividade consistiu em uma Sequência Didática (SD) em que os estudantes puderam desenvolver seus conhecimentos e habilidades relacionadas ao contexto de biodiversidade, desde a colheita da semente, plantio e utilização dos produtos provenientes da fruta. As ações da SD iniciaram com uma sondagem das turmas, a qual investigou quais conhecimentos apresentavam em relação ao fruto e flores que foram apresentadas aos estudantes em forma de fotos. Após identificado o fruto e flores, a turma indicou as possibilidades de utilização dessa planta em sua rotina. A seguir, a turma foi encaminhada para uma área aberta da escola, onde retiraram as sementes dos frutos para o plantio, e então, cada estudante recebeu um saquinho e terra para semear as sementes obtidas. A polpa proveniente desta ação foi utilizada para produção de suco e bolo que foram consumidos pelas turmas envolvidas na atividade. A próxima aula foi de produção textual a partir da palavra MARACUJÁ, durante a qual os estudantes puderam desenvolver habilidades de letramento e alfabetização, conforme as orientações da BNCC EF15LP02.