As avaliações educacionais pelo mundo são instrumentos cruciais para medir desempenho dos alunos, avaliar a eficácia dos sistemas educacionais e informar políticas educacionais. Existem diversas formas de avaliações, desde testes padronizados que medem o conhecimento individual dos alunos até estudos comparativos internacionais que permitem a comparação do desempenho entre países. O objetivo do artigo é fornecer uma visão geral sobre as avaliações educacionais pelo mundo, destacando sua importância na medição do desempenho dos alunos, avaliação da eficácia dos sistemas educacionais e influência nas políticas educacionais. Alguns dos principais exemplos de avaliações educacionais incluem o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), o Trends in International Mathematics na Science Study (TIMSS) e o progress in International Reading Literacy Study (PIRLS). A presente pesquisa será desenvolvida a partir de abordagem qualitativa, tratando-se de um estudo descritivo e exploratório. As fontes primárias referem-se à documentos oficiais. E os secundários, estudos finalizados sobre a temática. Essas avaliações fornecem insights valiosos sobre o desempenho dos alunos em áreas como leitura, matemática e ciências, e ajudam a identificar práticas educacionais bem-sucedidas que podem ser replicadas em diferentes contextos. Esta pesquisa busca contribuir para compreensão mais abrangente das políticas e práticas de avaliação em larga escala internacionais destacando os desafios enfrentados pelos sistemas educacionais ao redor do mundo. Com isso, proporcionando a formulação de políticas educacionais baseadas em evidências, para assim, alcançar uma educação de qualidade para todos os educandos.