Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES ESTAGIÁRIOS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114542
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8095
    "inscrito_id" => 13574
    "titulo" => "DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES ESTAGIÁRIOS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "O presente estudo analisa os desafios enfrentados pelos estudantes de licenciatura durante o estágio supervisionado. Para a análise desta realidade tomarei a experiência numa escola da rede municipal de Fortaleza, no ensino fundamental II, com turmas de 6°, 7°, 8° e 9° anos, tendo em vista que esses desafios têm impacto significativo na formação profissional dos professores estagiários. Tem como objetivo relatar as experiências do estágio na referida escola. Para tanto, foi necessário identificar as dificuldades enfrentadas ao longo do estágio, como a adaptação ao ambiente escolar, a gestão eficaz da sala de aula e o manejo de situações de indisciplina. Realizou-se, assim, uma pesquisa qualitativa, e para fundamentar foi feita uma pesquisa bibliográfica cujos dados foram interpretados por meio da abordagem de reflexão crítica proposta por Paulo Freire e José Carlos Libâneo. Diante disso, verificou-se que a reflexão sobre os desafios enfrentados durante o estágio não se restringe apenas à superação das dificuldades práticas, mas também à construção de uma base teórica consistente, os quais permitiram a seguinte conclusão: tal processo auxilia na formação de uma identidade profissional sólida, comprometida não somente com o ensino, mas também com a transformação social por meio da educação. Sendo assim este estudo visa contribuir para o aprofundamento do entendimento sobre as complexidades enfrentadas pelos futuros professores, estagiários, fornecendo compreensão para aprimorar programas de formação inicial de professores e promover o desenvolvimento profissional contínuo na educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13574_TB8095_21102024213420.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA BIATRIZ FERNANDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Bia Fernandes"
    "autor_email" => "biatriz.fernandes@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114542
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8095
    "inscrito_id" => 13574
    "titulo" => "DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES ESTAGIÁRIOS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "O presente estudo analisa os desafios enfrentados pelos estudantes de licenciatura durante o estágio supervisionado. Para a análise desta realidade tomarei a experiência numa escola da rede municipal de Fortaleza, no ensino fundamental II, com turmas de 6°, 7°, 8° e 9° anos, tendo em vista que esses desafios têm impacto significativo na formação profissional dos professores estagiários. Tem como objetivo relatar as experiências do estágio na referida escola. Para tanto, foi necessário identificar as dificuldades enfrentadas ao longo do estágio, como a adaptação ao ambiente escolar, a gestão eficaz da sala de aula e o manejo de situações de indisciplina. Realizou-se, assim, uma pesquisa qualitativa, e para fundamentar foi feita uma pesquisa bibliográfica cujos dados foram interpretados por meio da abordagem de reflexão crítica proposta por Paulo Freire e José Carlos Libâneo. Diante disso, verificou-se que a reflexão sobre os desafios enfrentados durante o estágio não se restringe apenas à superação das dificuldades práticas, mas também à construção de uma base teórica consistente, os quais permitiram a seguinte conclusão: tal processo auxilia na formação de uma identidade profissional sólida, comprometida não somente com o ensino, mas também com a transformação social por meio da educação. Sendo assim este estudo visa contribuir para o aprofundamento do entendimento sobre as complexidades enfrentadas pelos futuros professores, estagiários, fornecendo compreensão para aprimorar programas de formação inicial de professores e promover o desenvolvimento profissional contínuo na educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13574_TB8095_21102024213420.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA BIATRIZ FERNANDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Bia Fernandes"
    "autor_email" => "biatriz.fernandes@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente estudo analisa os desafios enfrentados pelos estudantes de licenciatura durante o estágio supervisionado. Para a análise desta realidade tomarei a experiência numa escola da rede municipal de Fortaleza, no ensino fundamental II, com turmas de 6°, 7°, 8° e 9° anos, tendo em vista que esses desafios têm impacto significativo na formação profissional dos professores estagiários. Tem como objetivo relatar as experiências do estágio na referida escola. Para tanto, foi necessário identificar as dificuldades enfrentadas ao longo do estágio, como a adaptação ao ambiente escolar, a gestão eficaz da sala de aula e o manejo de situações de indisciplina. Realizou-se, assim, uma pesquisa qualitativa, e para fundamentar foi feita uma pesquisa bibliográfica cujos dados foram interpretados por meio da abordagem de reflexão crítica proposta por Paulo Freire e José Carlos Libâneo. Diante disso, verificou-se que a reflexão sobre os desafios enfrentados durante o estágio não se restringe apenas à superação das dificuldades práticas, mas também à construção de uma base teórica consistente, os quais permitiram a seguinte conclusão: tal processo auxilia na formação de uma identidade profissional sólida, comprometida não somente com o ensino, mas também com a transformação social por meio da educação. Sendo assim este estudo visa contribuir para o aprofundamento do entendimento sobre as complexidades enfrentadas pelos futuros professores, estagiários, fornecendo compreensão para aprimorar programas de formação inicial de professores e promover o desenvolvimento profissional contínuo na educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.