O Presente estudo objetiva apresentar desafios dos professores diante da implantação de escolas em Tempo Integral em quatro escolas públicas da zona urbana do Município de Bela Vista do Maranhão-MA, tendo em vista que a Educação Integral é um projeto que tem como foco o desenvolvimento cognitivo dos alunos, ou seja, a Educação Integral se estrutura em estratégias que garantem aos discentes: Condições de igualdade e o direito de uma educação de qualidade. A pesquisa abrange aspectos qualitativos e quantitativos no sentido de coletar informações inerentes aos desafios enfrentados pelos professores em estudos, bem como coletar de forma teórica aspectos relevantes onde destaca que esses arranjos, acima de tudo, devem fazer do cotidiano dos alunos, um lugar confortável que chame de alguma forma a atenção dos discentes. É importante que esta forma de organização na rede municipal de Bela Vista do Maranhão, esteja prevista no projeto político pedagógico das escolas estudas como uma estratégia que contribua de alguma forma para a aprendizagem dos alunos. Logo, a Educação Integral na Escola em Tempo Integral surge como uma possibilidade que ofereça tais experiências, já que a jornada média escolar brasileira entre sete e nove horas diárias proporciona um maior contato dos alunos com estas interações. Nesse sentido, o conhecimento é fundamental para que o indivíduo se conscientize de si mesmo e de tudo à sua volta. O estudo visa expressar que estas escolas estão associadas ao tempo em que os alunos passam no ambiente e sua organização curricular. E apresentar, que o princípio da aprendizagem permanente pressupõe que todas as dimensões do processo de ensino-aprendizagem estejam inseridas no currículo. Dessa forma, as dimensões desenvolvidas não são somente a intelectual, mas também a social, emocional, física e cultural, compondo assim um desenvolvimento integral.