A matemática e a música caminham juntas desde a antiguidade. Um exemplo disso, são as frações que podem ser empregadas na estruturação das notas musicais para compor uma melodia. Com base nisto, o presente trabalho objetivou elaborar uma proposta didática envolvendo matemática e música, para a compreensão do ensino de frações e suas operações, tendo como público alvo alunos do ensino fundamental. Abordou-se inicialmente, nesta proposta, uma revisão de literatura, evidenciando pontos relevantes sobre a temática estudada como: um breve histórico da relação entre matemática e música enfatizando o experimento do monocórdio desenvolvido por Pitágoras, os tipos de escalas musicais e o ciclo das oitavas. A partir desta abordagem, foi desenvolvida uma atividade prática para inserir a música como um recurso metodológico no ensino de matemática fazendo uso de um violão e um lápis sextavado, a fim de adaptar o experimento do monocórdio de Pitágoras e, com isso, trabalhar em sala de aula alguns conteúdos envolvendo frações, como razões e proporções, bem como suas operações. Sugere-se que, a proposta didática apresentada neste estudo seja executada posteriormente, a fim de investigar os resultados encontrados pelos estudantes após a realização desta atividade, uma vez que trabalhar matemática numa temática interdisciplinar, envolvendo música, pode propiciar ao estudante um processo de aprendizagem mais prazeroso e menos complexo.