EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SUSTENTABILIDADE: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS DA CAPES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114529 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8072 "inscrito_id" => 4960 "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SUSTENTABILIDADE: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS DA CAPES" "resumo" => "A Matemática se apresenta em nosso cotidiano de diversas formas, dentre elas no âmbito financeiro, logo é necessário o desenvolvimento de habilidades e competências voltadas a Educação Financeira a fim de auxiliar a formação de um cidadão crítico, que esteja capacitado a tomar decisões conscientes em relação a sua vida financeira. O objetivo principal deste trabalho foi identificar, por meio de uma análise de artigos disponíveis no portal de periódicos da CAPES, a presença de pesquisas voltadas para o tema da Educação Financeira na perspectiva da Sustentabilidade. O problema de pesquisa foi: As pesquisas que tratam da temática de Educação Financeira têm apresentado correspondência com os fundamentos da Sustentabilidade? Como hipótese acredita-se que as pesquisas atuais sobre o tema não contêm a esperada relação entre a Educação Financeira e a Sustentabilidade. Tal fato demonstra a necessidade de aprofundamento de estudo sobre a temática, bem como sua divulgação científica. No trabalho foi realizada pesquisa bibliográfica e exploratória afim de estabelecer os princípios da Educação Financeira e da Sustentabilidade, ressaltando a necessidade do desenvolvimento de uma visão crítica a respeito da correlação entre a Matemática e a Sustentabilidade nos aspectos envolvidos na vida em sociedade. Com base nas pesquisas realizadas, foram desenvolvidos critérios para análise qualitativa dos artigos disponíveis no portal de periódicos da CAPES sobre a Educação Financeira na perspectiva da Sustentabilidade. A hipótese se confirmou e ficou explicito que a relação entre Educação Financeira e Sustentabilidade não é muito abordada na comunidade científica, carecendo de maiores estudos e divulgação na área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4960_TB8072_05082024210015.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL VASSALLO NETO" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafael.vassallo@ifrj.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114529 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8072 "inscrito_id" => 4960 "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SUSTENTABILIDADE: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS DA CAPES" "resumo" => "A Matemática se apresenta em nosso cotidiano de diversas formas, dentre elas no âmbito financeiro, logo é necessário o desenvolvimento de habilidades e competências voltadas a Educação Financeira a fim de auxiliar a formação de um cidadão crítico, que esteja capacitado a tomar decisões conscientes em relação a sua vida financeira. O objetivo principal deste trabalho foi identificar, por meio de uma análise de artigos disponíveis no portal de periódicos da CAPES, a presença de pesquisas voltadas para o tema da Educação Financeira na perspectiva da Sustentabilidade. O problema de pesquisa foi: As pesquisas que tratam da temática de Educação Financeira têm apresentado correspondência com os fundamentos da Sustentabilidade? Como hipótese acredita-se que as pesquisas atuais sobre o tema não contêm a esperada relação entre a Educação Financeira e a Sustentabilidade. Tal fato demonstra a necessidade de aprofundamento de estudo sobre a temática, bem como sua divulgação científica. No trabalho foi realizada pesquisa bibliográfica e exploratória afim de estabelecer os princípios da Educação Financeira e da Sustentabilidade, ressaltando a necessidade do desenvolvimento de uma visão crítica a respeito da correlação entre a Matemática e a Sustentabilidade nos aspectos envolvidos na vida em sociedade. Com base nas pesquisas realizadas, foram desenvolvidos critérios para análise qualitativa dos artigos disponíveis no portal de periódicos da CAPES sobre a Educação Financeira na perspectiva da Sustentabilidade. A hipótese se confirmou e ficou explicito que a relação entre Educação Financeira e Sustentabilidade não é muito abordada na comunidade científica, carecendo de maiores estudos e divulgação na área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4960_TB8072_05082024210015.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL VASSALLO NETO" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafael.vassallo@ifrj.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }