O contexto histórico da Educação de Jovens e Adultos (EJA), verificou-se que por longos períodos o Estado Brasileiro se isentou de destinar iniciativas mais concretas para esse público, somente a partir da década 1940 algumas iniciativas foram travadas a fim de atender suas demandas e, ainda que seja inegável identificar avanços nas últimas décadas, a alfabetização de pessoas jovens e adultas no século XXI continua sendo um grande desafio. Tendo em vista o grande quantitativo de pessoas analfabetas, o cenário de redução de matrículas em curso, e a proposição da meta 9 no PNE (2014-2024), que indica a elevação da taxa de alfabetização da população de 15 anos ou mais para 93,5% até 2015, a erradicação do analfabetismo absoluto e redução da taxa de analfabetismo funcional em 50% até 2024, buscamos investigar a seguinte questão: Que avanços foram identificados no cumprimento da meta 9 e as estratégias do PNE em vigência? A partir disso, objetivou-se identificar o panorama do alfabetismo e analfabetismo das pessoas jovens e adultas por meio do cumprimento da meta 9. Para isso, essa pesquisa fundamentou-se numa abordagem quali-quantitativa do tipo documental, em que foi realizado, tendo como fonte principal o painel de monitoramento e relatórios de monitoramento do PNE, as sinopses estatísticas da educação básica, entre outras fontes complementares. Os resultados obtidos evidenciaram: a) um grande número de analfabetos absolutos ainda está fora da escola, especialmente na zona rural, b) involução das taxas de analfabetismo funcional tanto na zona urbana quanto rural, c) pouco avanço na escolarização das pessoas de 15 anos ou mais, portanto, essa meta não será cumprida, reforçando a histórica luta de não conseguir erradicar o analfabetismo no país.