Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO DIGITAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113907
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7179
    "inscrito_id" => 4005
    "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "As tecnologias digitais vêm ocupando espaço no cenário educacional levando os professores a se reinventarem para atender as demandas da sociedade contemporânea. Nesse contexto, a formação continuada emerge como um elemento fundamental para o aprimoramento da prática pedagógica, reconhecendo os recursos tecnológicos como estratégia valiosa na construção do conhecimento. Este artigo apresenta uma reflexão sobre a formação continuada para uso de tecnologias na escola a partir da experiência vivenciada no curso de especialização em Letramento Digital, uma iniciativa resultante da parceria entre a Secretaria de Educação e Desporto Escolar (SEDUC-AM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com uma carga horária de 360h. O principal objetivo do curso foi capacitar os professores para refletirem sobre as mudanças culturais, as políticas e os comportamentos decorrentes da disseminação das tecnologias digitais e seus reflexos nas escolas. Foram disponibilizadas 2.849 vagas, sendo 400 destinadas à cidade de Manaus, no formato presencial, e 2.480 distribuídas nos 61 municípios do Amazonas. Nesse sentido, o presente estudo está relacionado a duas pesquisas doutorais em andamento sobre a formação continuada de professores e uso das tecnologias digitais no fazer pedagógico, tem como objetivo refletir sobre a importância do curso para a inserção das tecnologias na prática pedagógica. Este trabalho apresenta um relato de experiência com uma configuração qualitativa. O estudo está fundamentado nos autores: Kenski (2010; 2013), Moran (2000; 2015), Imbernón (2009) e Gatti (2009). O curso foi enriquecedor, permitindo discussões e uma maior compreensão para a utilização das tecnologias digitais enquanto ferramenta pedagógica em favor da aprendizagem dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4005_TB7179_16102024120827.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉA SEBASTIANA DO ROSÁRIO CAVALCANTE MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉA"
    "autor_email" => "andreacavalllcante@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113907
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7179
    "inscrito_id" => 4005
    "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "As tecnologias digitais vêm ocupando espaço no cenário educacional levando os professores a se reinventarem para atender as demandas da sociedade contemporânea. Nesse contexto, a formação continuada emerge como um elemento fundamental para o aprimoramento da prática pedagógica, reconhecendo os recursos tecnológicos como estratégia valiosa na construção do conhecimento. Este artigo apresenta uma reflexão sobre a formação continuada para uso de tecnologias na escola a partir da experiência vivenciada no curso de especialização em Letramento Digital, uma iniciativa resultante da parceria entre a Secretaria de Educação e Desporto Escolar (SEDUC-AM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com uma carga horária de 360h. O principal objetivo do curso foi capacitar os professores para refletirem sobre as mudanças culturais, as políticas e os comportamentos decorrentes da disseminação das tecnologias digitais e seus reflexos nas escolas. Foram disponibilizadas 2.849 vagas, sendo 400 destinadas à cidade de Manaus, no formato presencial, e 2.480 distribuídas nos 61 municípios do Amazonas. Nesse sentido, o presente estudo está relacionado a duas pesquisas doutorais em andamento sobre a formação continuada de professores e uso das tecnologias digitais no fazer pedagógico, tem como objetivo refletir sobre a importância do curso para a inserção das tecnologias na prática pedagógica. Este trabalho apresenta um relato de experiência com uma configuração qualitativa. O estudo está fundamentado nos autores: Kenski (2010; 2013), Moran (2000; 2015), Imbernón (2009) e Gatti (2009). O curso foi enriquecedor, permitindo discussões e uma maior compreensão para a utilização das tecnologias digitais enquanto ferramenta pedagógica em favor da aprendizagem dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4005_TB7179_16102024120827.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉA SEBASTIANA DO ROSÁRIO CAVALCANTE MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉA"
    "autor_email" => "andreacavalllcante@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As tecnologias digitais vêm ocupando espaço no cenário educacional levando os professores a se reinventarem para atender as demandas da sociedade contemporânea. Nesse contexto, a formação continuada emerge como um elemento fundamental para o aprimoramento da prática pedagógica, reconhecendo os recursos tecnológicos como estratégia valiosa na construção do conhecimento. Este artigo apresenta uma reflexão sobre a formação continuada para uso de tecnologias na escola a partir da experiência vivenciada no curso de especialização em Letramento Digital, uma iniciativa resultante da parceria entre a Secretaria de Educação e Desporto Escolar (SEDUC-AM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com uma carga horária de 360h. O principal objetivo do curso foi capacitar os professores para refletirem sobre as mudanças culturais, as políticas e os comportamentos decorrentes da disseminação das tecnologias digitais e seus reflexos nas escolas. Foram disponibilizadas 2.849 vagas, sendo 400 destinadas à cidade de Manaus, no formato presencial, e 2.480 distribuídas nos 61 municípios do Amazonas. Nesse sentido, o presente estudo está relacionado a duas pesquisas doutorais em andamento sobre a formação continuada de professores e uso das tecnologias digitais no fazer pedagógico, tem como objetivo refletir sobre a importância do curso para a inserção das tecnologias na prática pedagógica. Este trabalho apresenta um relato de experiência com uma configuração qualitativa. O estudo está fundamentado nos autores: Kenski (2010; 2013), Moran (2000; 2015), Imbernón (2009) e Gatti (2009). O curso foi enriquecedor, permitindo discussões e uma maior compreensão para a utilização das tecnologias digitais enquanto ferramenta pedagógica em favor da aprendizagem dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.