As tecnologias digitais vêm ocupando espaço no cenário educacional levando os professores a se reinventarem para atender as demandas da sociedade contemporânea. Nesse contexto, a formação continuada emerge como um elemento fundamental para o aprimoramento da prática pedagógica, reconhecendo os recursos tecnológicos como estratégia valiosa na construção do conhecimento. Este artigo apresenta uma reflexão sobre a formação continuada para uso de tecnologias na escola a partir da experiência vivenciada no curso de especialização em Letramento Digital, uma iniciativa resultante da parceria entre a Secretaria de Educação e Desporto Escolar (SEDUC-AM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com uma carga horária de 360h. O principal objetivo do curso foi capacitar os professores para refletirem sobre as mudanças culturais, as políticas e os comportamentos decorrentes da disseminação das tecnologias digitais e seus reflexos nas escolas. Foram disponibilizadas 2.849 vagas, sendo 400 destinadas à cidade de Manaus, no formato presencial, e 2.480 distribuídas nos 61 municípios do Amazonas. Nesse sentido, o presente estudo está relacionado a duas pesquisas doutorais em andamento sobre a formação continuada de professores e uso das tecnologias digitais no fazer pedagógico, tem como objetivo refletir sobre a importância do curso para a inserção das tecnologias na prática pedagógica. Este trabalho apresenta um relato de experiência com uma configuração qualitativa. O estudo está fundamentado nos autores: Kenski (2010; 2013), Moran (2000; 2015), Imbernón (2009) e Gatti (2009). O curso foi enriquecedor, permitindo discussões e uma maior compreensão para a utilização das tecnologias digitais enquanto ferramenta pedagógica em favor da aprendizagem dos estudantes.