A partir de uma análise de como as políticas públicas foram sendo desenvolvidas, de acordo com os modelos de governos que foram sendo implantados nesse último século, aqui no Brasil, este artigo apresenta um breve histórico sobre as mudanças que ocorreram nas concepções sobre a educação no Brasil durante esse processo. No seio de um Estado nacional desenvolvimentista, voltado exclusivamente ao crescimento econômico, a elaboração de políticas públicas é pensada no âmbito de questões gerais, como redução da fome e da miséria, número de matrículas, taxas de natalidade e expectativa de vida, dentre outros e sua avaliação é feita de forma positivista, linear, se prendendo apenas a dados estatísticos. No que cerne a educação do nosso país, essa realidade não foi diferente. A educação passou a ser um produto necessário para fomentar ainda mais a produção de mercado. No entanto, nos últimos anos é crescente o movimento por uma educação de qualidade que garanta uma formação social, emocional, intelectual e física aos educandos, onde se faz necessário o desenvolvimento de políticas públicas pensadas em atender as reais demandas da sociedade. Neste novo cenário é ressaltado como a busca por uma educação integral ganhou força nas últimas décadas e como essa política pode gerar uma mudança na qualidade de vida da população beneficiada, tendo como estudo de caso uma escola municipal de tempo integral, localizada no bairro Barra do Ceará na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará.