Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A APLICAÇÃO DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA) NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA COM ÊNFASE NO ENEM, ENEMI, SIPEM E CAPES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113476
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6568
    "inscrito_id" => 16079
    "titulo" => "A APLICAÇÃO DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA) NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA COM ÊNFASE NO ENEM, ENEMI, SIPEM E CAPES"
    "resumo" => "Para muitos especialistas, adotar o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) na educação é uma estratégia pedagógica eficaz, isso porque o método pode ser utilizado na/para inclusão social no ensino, ao proporcionar múltiplas formas de representação, expressão e engajamento, aumentando o envolvimento de todos os estudantes com os conteúdos ensinados. Com base nessa premissa, objetiva-se apresentar os resultados de uma busca da produção científica nacional acerca da aplicação do DUA no ensino de Matemática. Metodologicamente, adotando uma perspectiva qualitativa de cunho interpretativo, por meio de pesquisa bibliográfica, desenvolvida a partir de mapeamento de literatura em trabalhos acadêmicos disponíveis em meio eletrônico, nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), Encontro nacional de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI) e no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BTD da CAPES), com um recorte temporal dos últimos cincos anos. Os resultados indicam que a aplicação do DUA no ensino de Matemática promove ambientes inclusivos e eficazes no desenvolvimento dos conteúdos Matemáticos. Além disso, torna-se necessário para práticas de ensino inclusivas, promovendo ambientes colaborativos e experiências de aprendizagem equitativas. Em síntese, as investigações ressaltam a relevância de eliminar barreiras de aprendizagem, promover acessibilidade e adotar estratégias inclusivas na Educação Matemática, alinhadas aos princípios do DUA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16079_TB6568_26102024090927.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIELEN COSTA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIELEN"
    "autor_email" => "cristielencostasoares2020@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113476
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6568
    "inscrito_id" => 16079
    "titulo" => "A APLICAÇÃO DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA) NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA COM ÊNFASE NO ENEM, ENEMI, SIPEM E CAPES"
    "resumo" => "Para muitos especialistas, adotar o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) na educação é uma estratégia pedagógica eficaz, isso porque o método pode ser utilizado na/para inclusão social no ensino, ao proporcionar múltiplas formas de representação, expressão e engajamento, aumentando o envolvimento de todos os estudantes com os conteúdos ensinados. Com base nessa premissa, objetiva-se apresentar os resultados de uma busca da produção científica nacional acerca da aplicação do DUA no ensino de Matemática. Metodologicamente, adotando uma perspectiva qualitativa de cunho interpretativo, por meio de pesquisa bibliográfica, desenvolvida a partir de mapeamento de literatura em trabalhos acadêmicos disponíveis em meio eletrônico, nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), Encontro nacional de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI) e no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BTD da CAPES), com um recorte temporal dos últimos cincos anos. Os resultados indicam que a aplicação do DUA no ensino de Matemática promove ambientes inclusivos e eficazes no desenvolvimento dos conteúdos Matemáticos. Além disso, torna-se necessário para práticas de ensino inclusivas, promovendo ambientes colaborativos e experiências de aprendizagem equitativas. Em síntese, as investigações ressaltam a relevância de eliminar barreiras de aprendizagem, promover acessibilidade e adotar estratégias inclusivas na Educação Matemática, alinhadas aos princípios do DUA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16079_TB6568_26102024090927.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIELEN COSTA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIELEN"
    "autor_email" => "cristielencostasoares2020@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Para muitos especialistas, adotar o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) na educação é uma estratégia pedagógica eficaz, isso porque o método pode ser utilizado na/para inclusão social no ensino, ao proporcionar múltiplas formas de representação, expressão e engajamento, aumentando o envolvimento de todos os estudantes com os conteúdos ensinados. Com base nessa premissa, objetiva-se apresentar os resultados de uma busca da produção científica nacional acerca da aplicação do DUA no ensino de Matemática. Metodologicamente, adotando uma perspectiva qualitativa de cunho interpretativo, por meio de pesquisa bibliográfica, desenvolvida a partir de mapeamento de literatura em trabalhos acadêmicos disponíveis em meio eletrônico, nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), Encontro nacional de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI) e no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BTD da CAPES), com um recorte temporal dos últimos cincos anos. Os resultados indicam que a aplicação do DUA no ensino de Matemática promove ambientes inclusivos e eficazes no desenvolvimento dos conteúdos Matemáticos. Além disso, torna-se necessário para práticas de ensino inclusivas, promovendo ambientes colaborativos e experiências de aprendizagem equitativas. Em síntese, as investigações ressaltam a relevância de eliminar barreiras de aprendizagem, promover acessibilidade e adotar estratégias inclusivas na Educação Matemática, alinhadas aos princípios do DUA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.