Para muitos especialistas, adotar o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) na educação é uma estratégia pedagógica eficaz, isso porque o método pode ser utilizado na/para inclusão social no ensino, ao proporcionar múltiplas formas de representação, expressão e engajamento, aumentando o envolvimento de todos os estudantes com os conteúdos ensinados. Com base nessa premissa, objetiva-se apresentar os resultados de uma busca da produção científica nacional acerca da aplicação do DUA no ensino de Matemática. Metodologicamente, adotando uma perspectiva qualitativa de cunho interpretativo, por meio de pesquisa bibliográfica, desenvolvida a partir de mapeamento de literatura em trabalhos acadêmicos disponíveis em meio eletrônico, nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), Encontro nacional de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI) e no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BTD da CAPES), com um recorte temporal dos últimos cincos anos. Os resultados indicam que a aplicação do DUA no ensino de Matemática promove ambientes inclusivos e eficazes no desenvolvimento dos conteúdos Matemáticos. Além disso, torna-se necessário para práticas de ensino inclusivas, promovendo ambientes colaborativos e experiências de aprendizagem equitativas. Em síntese, as investigações ressaltam a relevância de eliminar barreiras de aprendizagem, promover acessibilidade e adotar estratégias inclusivas na Educação Matemática, alinhadas aos princípios do DUA.