O presente trabalho é parte de um estudo baseado na leitura e análise de um conjunto de textos publicados em fascículos de periódicos impressos na Inglaterra durante o século XIX (1848) e tem como objetivo pensar tais produções como literatura pedagógica. Trata-se de um estudo teórico de análises produzidas por pesquisadores da temática buscando elencar possibilidades de utilização da imprensa periódica como recurso para estudos do campo da história da educação, bem como de conhecer metodologias de pesquisa. Tem como aporte teórico a noção de cultura escrita tomada como forma de produção cultural e sua difusão no contexto referido. Considera-se também as características do texto impresso, os meios de circulação e as possibilidades de apropriação por determinados segmentos sociais. A partir do século XIX, os periódicos impressos se disseminaram como meio de divulgação de ideias sobre variados temas assim como aqueles referentes à educação. Nesse sentido, pesquisadores do tema buscaram caracterizar sua forma e a partir dos sentidos atribuídos a sua edição categorizá-los de acordo com seu escopo. Desse modo, é possível identificar em variadas publicações do período em questão nesse trabalho aspectos históricos que caracterizam a educação no referido contexto e reconhecê-las como objetos de pesquisa segundo a noção de literatura pedagógica.