A expansão do Ensino Superior (ES) no Brasil tem sido um importante aspecto no desenvolvimento do país, tanto cultural quanto economicamente. Não obstante, mesmo com a ampliação do acesso a esse nível de ensino, nem metade dos jovens brasileiros têm a experiência do ES. Em 2022, as Universidades ainda compõem, majoritariamente, um ideário elitista, que se vincula ao processo histórico de surgimento e desenvolvimento das Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Nesse sentido, objetivamos fazer um breve levantamento da história das IES no Brasil, concentrando-nos na evolução deste nível de ensino desde sua chegada ao país até o final do século XX. Através de pesquisa bibliográfica, realizamos a construção desse arcabouço teórico o qual nos permitiu elaborar e entender o progresso das IES na história brasileira. Podemos reconhecer que as Universidades ainda são o símbolo maior da intelectualidade de muitos dos espaços geográficos os quais ocupam e que as faculdades, especialmente, aquelas privadas, tiveram um papel ímpar na capilaridade e avanço do acesso ao ES no país. Hoje, capilarizada e pluralizada pelos espaços e sujeitos que ocupam o ambiente universitário, a realidade do ES no Brasil ainda está distante daquela vivida em muitos países desenvolvidos, mas, ao mesmo tempo, constrói, ao longo da história, uma identidade que apesar de também guiada por grandes interesses econômicos e culturais internacionais, é peculiar, forte e única.