Resumo: Em busca de uma abordagem facilitadora para reforçar o entendimento do conteúdo de proteínas em sala de aula através de uma abordagem lúdica, este trabalho mostra a sua importância ao utilizar uma metodologia ativa ,de modo a permitir o aprimoramento dos conhecimentos e procedimentos científicos no cotidiano dos discentes. Para tanto, buscou-se implementar a metodologia de uma “passa ou repassa ” combinada com um jogo interativo de perguntas e respostas, pautados no aprofundamento pedagógico. Objetivo consiste em subsidiar e apoiar o uso de materiais didáticos alternativos, como ferramenta facilitadora para o desenvolvimento de atividades pedagógicas e científicas nas salas de aula uma vez que o conteúdo de proteínas tem que ser repassado antes mesmo do início das atividades experimentais. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do jogo interativo, foi a ferramenta “roleta” o qual enfatiza a participação ativa dos docentes de maneira divertida e com responsabilidade, focando na eficácia da comunicação e na aplicação prática do conteúdo de proteínas o jogo interativo foi desenvolvido utilizando perguntas e respostas relacionadas ao conteúdo de proteínas passado em sala de aula como a utilização de perguntas e respostas, através de uma plataforma casual,permitindo engajamento de todos,além de propiciar relação interpessoal da comunidade. Com resultados, os discentes apresentaram um feedback instantâneo e uma resposta positiva ao utilizar a metodologia de forma clara e facilitadora no entendimento do contexto apresentado conclui-se que o jogo permitiu que uma maior integração com o conteúdo apresentado, destacando a eficácia dessa abordagem metodológica a fixação do conhecimento, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e envolvente