DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO NAS TURMAS DE ENSINO MÉDIO DA EJA DO INSTITUTO PADRE MIGUELINHO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109086 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 324 "inscrito_id" => 5994 "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO NAS TURMAS DE ENSINO MÉDIO DA EJA DO INSTITUTO PADRE MIGUELINHO" "resumo" => "Este trabalho visa apresentar o resultado — um projeto colaborativo — da experiência de estágio em coordenação pedagógica, realizado no Instituto Padre Miguelinho (Natal/RN), no turno noturno. No período do estágio, o qual contempla as etapas de observação, participação sistemática e projeto colaborativo, foram ouvidas questões, tanto dos docentes quanto da gestão e da coordenação, a respeito dos entraves para se continuar com o funcionamento da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa modalidade, no Brasil, é ofertada para pessoas que, em determinado momento da vida, pararam de estudar no ensino regular e desejam retornar para finalizar essa etapa em um período reduzido, tendo o direito à educação sido violado, segundo Di Pierro (2017), em decorrência de fatores como preconceitos, ausência ou distância de escolas, trabalho precoce, entre outros. Dessa forma, a EJA é delimitada por critérios de idade ou geração e por condições socioeconômicas desfavoráveis, às quais se associam o analfabetismo, a baixa escolaridade ou a insuficiente formação profissional (Di Pierro, 2017). Assim, após uma conversa com o supervisor do estágio, decidiu-se discutir, por meio de entrevistas, sobre os desafios e as possibilidades da atuação docente, da gestão e da coordenação nas turmas de Ensino Médio da EJA da escola, contribuindo para uma reflexão-ação sobre a necessidade de se adotar estratégias, a médio e a longo prazo, que pudessem superar as questões levantadas. Apesar dos desafios enfrentados rotineiramente pela equipe pedagógica de uma escola, comprova-se que é preciso o exercício de percepção e sensibilidade, para identificar as necessidades da comunidade escolar, pela coordenação e gestão escolar, o que pode possibilitar um espaço maior de reflexão sobre suas práticas (Riscal, 2014), bem como dialogar com a equipe e incentivá-la a atuar considerando essas necessidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5994_TB324_27102024223111.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA AZEVEDO SANTOS DE MELO" "autor_nome_curto" => "SARA AZEVEDO" "autor_email" => "sazevedosm@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109086 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 324 "inscrito_id" => 5994 "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO NAS TURMAS DE ENSINO MÉDIO DA EJA DO INSTITUTO PADRE MIGUELINHO" "resumo" => "Este trabalho visa apresentar o resultado — um projeto colaborativo — da experiência de estágio em coordenação pedagógica, realizado no Instituto Padre Miguelinho (Natal/RN), no turno noturno. No período do estágio, o qual contempla as etapas de observação, participação sistemática e projeto colaborativo, foram ouvidas questões, tanto dos docentes quanto da gestão e da coordenação, a respeito dos entraves para se continuar com o funcionamento da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa modalidade, no Brasil, é ofertada para pessoas que, em determinado momento da vida, pararam de estudar no ensino regular e desejam retornar para finalizar essa etapa em um período reduzido, tendo o direito à educação sido violado, segundo Di Pierro (2017), em decorrência de fatores como preconceitos, ausência ou distância de escolas, trabalho precoce, entre outros. Dessa forma, a EJA é delimitada por critérios de idade ou geração e por condições socioeconômicas desfavoráveis, às quais se associam o analfabetismo, a baixa escolaridade ou a insuficiente formação profissional (Di Pierro, 2017). Assim, após uma conversa com o supervisor do estágio, decidiu-se discutir, por meio de entrevistas, sobre os desafios e as possibilidades da atuação docente, da gestão e da coordenação nas turmas de Ensino Médio da EJA da escola, contribuindo para uma reflexão-ação sobre a necessidade de se adotar estratégias, a médio e a longo prazo, que pudessem superar as questões levantadas. Apesar dos desafios enfrentados rotineiramente pela equipe pedagógica de uma escola, comprova-se que é preciso o exercício de percepção e sensibilidade, para identificar as necessidades da comunidade escolar, pela coordenação e gestão escolar, o que pode possibilitar um espaço maior de reflexão sobre suas práticas (Riscal, 2014), bem como dialogar com a equipe e incentivá-la a atuar considerando essas necessidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5994_TB324_27102024223111.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA AZEVEDO SANTOS DE MELO" "autor_nome_curto" => "SARA AZEVEDO" "autor_email" => "sazevedosm@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }