Este trabalho objetivou compreender a importância do uso de jogos de tabuleiros no Ensino de História para o Ensino Médio da escola Ten. Cor. Candido José Mariano (CMPM V) em Manaus-AM, na intenção de implementar um processo de ensino-aprendizagem dinâmico, lúdico, divertido e eficaz. Haja vista que, a partir do entendimento de que o processo de aprendizagem não é linear, permite-se ao professor uma gama de estratégias educacionais. Ressalta-se que, como referencial teórico deste estudo foram utilizados Andrade (2021), Bain (2007), Saviani (2007), Gil (2002). Vale ressaltar que este trabalho apresenta o resultado de um projeto científico educacional desenvolvido a partir do financiamento da FAPEAM (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas) e SEDUC-AM ( Secretaria de Estado de Educação e Desporto), vinculado ao Programa Ciência na Escola e realizado na Escola Estadual Coronel Cândido Mariano – CMPM V). A metodologia deste estudo está atrelada a investigação qualitativa, de paradigma interpretativo, diante da perspectiva da etnometodologia, pois busca considerar e/ou compreender a importância do uso de Jogos de Tabuleiros no Ensino de História para o Ensino Médio da referida escola. Como principais resultados obteve-se a elaboração de jogos de tabuleiros no Ensino de História produzidos pelos próprios alunos, bem como a execução dos mesmos em sala de aula. Onde percebeu-se que tais jogos incentivam a criantividade, o pensamento crítico, a tomada de decisões e a resolução de problemas.