Este artigo investiga o potencial do ChatGPT, para auxiliar professores e estudantes em suas práticas educacionais, com foco na Engenharia de Prompt, área fundamental para otimizar a comunicação entre humanos e sistemas de IA, a fim de que haja interações qualificadas. A pesquisa analisa três artigos que abordam a importância dos prompts na educação, destacando a clareza, lógica, adaptabilidade e objetivos na formulação dos comandos. A revisão literária revela uma convergência na importância dos prompts para interações eficazes com sistemas de IA, mostrando que a habilidade de formular comandos adequados é essencial para obter respostas relevantes e qualificadas. Apesar dos avanços, a pesquisa enfatiza a necessidade de validação das respostas geradas e de um ajuste iterativo dos comandos para cada contexto. O estudo conclui que a alfabetização em prompts é vital para capacitar professores a oferecer experiências de aprendizagem personalizadas, reconhecendo a IA como uma aliada na educação, mas também conclui que há limitações, como questões éticas e técnicas, que exigem investigação mais aprofundada. O artigo sugere a realização de estudos comparativos futuros para explorar o impacto dos modelos de prompt em contextos específicos de sala de aula e outras áreas promissoras, como avaliação educacional e currículos adaptativos. Inteligência Artificial, Engenharia de Prompt, ChatGPT, Educação, Produção Textual.