RESUMO Este trabalho tem o objetivo de discutir e analisar a formação continuada de professoras da Educação Infantil do município de Juiz de Fora, MG, promovida pela Secretaria de Educação com base no material “Leitura e Escrita na Educação Infantil” , na modalidade híbrida. O estudo está ancorado nos pressupostos da teoria histórico-cultural de Vigotski e na perspectiva dialógico-discursiva de Bakhtin, que dão centralidade ao papel da linguagem na constituição dos sujeitos. A questão que orienta essa investigação é “Como ocorreu a implementação do curso Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI 2022-23) em Juiz de Fora?”. Essa edição do curso se constituiu como uma política de formação da rede municipal voltada às professoras de Educação Infantil, em consonância com a proposta curricular e pedagógica para a educação básica do município. O objetivo do curso foi oferecer subsídios teórico-práticos para qualificar o trabalho com bebês e crianças, especialmente no que tange à oralidade, à leitura e à escrita em creches e pré-escolas. Trata-se de uma ação que integra a política de formação da Secretaria de Educação, realizada em parceria com as universidades públicas, UFMG e UFJF. Foram realizados 18 encontros, contemplando o seguinte desenho teórico-metodológico: estudos dos cadernos, oficinas e tertúlias. Tal dinâmica teve o intuito de articular ciência, arte e vida, conforme o pensamento de Bakhtin. A partir do diálogo com relatos produzidos pela equipe do curso (7 coordenadoras e 14 tutoras), nos colocamos a pensar sobre os desafios e as possibilidades para a formação de professoras da Educação Infantil. Nessa perspectiva, observamos a importância de a formação continuada abarcar reflexões sobre a prática docente cotidiana e sua historicidade.