Esse trabalho trata sobre o Design Instrucional. Tem como objetivo abordar suas práticas, refletindo sobre as vantagens e desvantagens, considerando o profissional designer instrucional no contexto da educação. Como procedimento metodológico foi realizado uma pesquisa bibliográfica. Com o amparo de alguns autores pôde-se analisar que as práticas do design instrucional envolvem uma abordagem sistemática e iterativa para o desenvolvimento de experiências de aprendizagem. Ao seguir essas práticas, é possível criar instruções eficazes e significativas, levando ao nível máximo o envolvimento e o sucesso dos alunos. Para adotar uma prática que melhor se adeque às necessidades dependerá do contexto, perfil dos alunos e objetivos a alcançar. Dentre os diversos modelos, o ADDIE é o mais reconhecido e aplicado, pois fornece uma estrutura sistemática para o desenho e desenvolvimento de programas de treinamento eficazes, melhorando a eficácia do ensino e o engajamento dos alunos, com adaptações necessárias e melhoria na retenção do conhecimento. Ainda que apresente várias vantagens, pode ser desafiadora sua implementação por ser considerado complexo e demandar tempo e recursos consideráveis. Contudo, o designer instrucional desempenha um papel crucial na criação de experiências de aprendizagem significativas e eficazes no campo da educação, ajudando alunos a adquirirem conhecimentos, habilidades e competências de forma mais motivadora e eficiente.