O IMAGINÁRIO E A LUDICIDADE NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: QUAL SEU LUGAR?
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O problema a respeito da pesquisa são: Como a transição da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental afeta a continuidade do desenvolvimento do imaginário e da ludicidade nas crianças? Quais são os principais desafios enfrentados pelos professores ao tentar manter a ludicidade e o imaginário na transição entre esses níveis de ensino?A dinâmica do 1º ano do Ensino Fundamental afeta crianças (6-7 anos) em situação de transição da Educação Infantil no que concerne à relação entre conteúdos de aprendizagem, o desenvolvimento comportamental, imaginário e ludicidade? Quais estratégias os professores adotam para garantir que a transição para o Ensino Fundamental não resulte na perda do imaginário e da ludicidade das crianças? Que demandas formativas o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental traz para os professores tendo em vista o fomento do imaginário infantil e da ludicidade na prática pedagógica? A fundamentação teórica utilizada na organização desta pesquisa foram as seguintes: Da Educação Infantil para o 1° ano do Ensino Fundamental: reflexões sobre o processo de transição escolar (BISSOLI; AGUIAR, 2002); 1º ano do Ensino Fundamental: Acabou-se o que era doce? A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental (FERREIRA, 2013); A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental narrada pelas crianças (FURLANETTO, 2020); Articulação entre educação infantil e ensino fundamental: elementos que favorecem a transição para a alfabetização (KUCYABALA, 2022); Faz de conta que as crianças já cresceram: o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental (MARTINATI, 2015); As cem linguagens da criança (MALAGUZZI, 2018). O projeto de pesquisa tem como foco os impactos na ludicidade e no imaginário da criança durante o processo de ruptura nas práticas pedagógicas, nos métodos de aprendizagem e no objeto de estudo principal, transitando da criança para os processos de alfabetização e letramento. Com isso, a pesquisa se torna pertinente por investigar como o tema é visto e trabalhado pelos professores, propondo a buscar a fala das crianças e qual o valor do imaginário e da ludicidade para sua formação social e cognitiva." 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