Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDANDO ALGUNS CONCEITOS ÓPTICOS DE FORMA INVESTIGATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108936
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 112
    "inscrito_id" => 951
    "titulo" => "ABORDANDO ALGUNS CONCEITOS ÓPTICOS DE FORMA INVESTIGATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "A intervenção sobre fenômenos ópticos foi composta por duas subdivisões didáticas, (Ação I e II), realizadas no Clube de Ciências com alunos de turmas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. Na ação I, foram abordados o processo de reflexão da luz. Objetivou-se entender os conceitos básicos referentes à luz e compreender a reflexão total da luz, a partir de diálogos das fontes de luz primárias e secundárias e como era vista a luz pelos povos antigos. Foi desenvolvida uma prática em grupo para construção de um holograma. Objetivou-se que os alunos levantassem hipóteses de como esse processo acontece fisicamente, por meio da reflexão da luz incidido por meio de um vídeo no celular nas paredes do holograma. Em semicírculos, os alunos expuseram as suas conclusões. Na Ação II, objetivou-se que os alunos compreendessem a diferença entre lentes convergentes e divergentes, partindo da distinção entre o fenômeno convergência e divergência dos raios de luz e como identificar as aplicações destas lentes em situações cotidianas. Foram abordados o que são lentes, quais instrumentos que utilizam lentes, os defeitos da visão (miopia e hipermetropia), e a correção com as lentes. Dividiu-se a turma em cinco grupos, e a partir de uma lente e um objeto, pudessem perceber o que acontecia, quando olhava com a lente próxima ou distante do objeto, notar a diferença das lentes convergentes e divergentes. Na sequência, foram apresentadas imagens referentes às lentes, como lupas e farol de um carro, para identificarem os tipos de lentes. Os resultados obtidos foram alunos participativos nos diálogos, apresentaram dificuldades na compreensão do processo de reflexão da luz. A partir dos experimentos, demonstraram-se entusiasmados e curiosos, sistematizando seus entendimentos com oralidade, escrita e arte. Surgiram algumas discussões não coerentes, que eram aproveitadas, como forma de suporte e subsídio para novas discussões."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID951_TB112_18102024131120.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÁLISON PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ÁLISON"
    "autor_email" => "alisonpereira.silva@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108936
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 112
    "inscrito_id" => 951
    "titulo" => "ABORDANDO ALGUNS CONCEITOS ÓPTICOS DE FORMA INVESTIGATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "A intervenção sobre fenômenos ópticos foi composta por duas subdivisões didáticas, (Ação I e II), realizadas no Clube de Ciências com alunos de turmas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. Na ação I, foram abordados o processo de reflexão da luz. Objetivou-se entender os conceitos básicos referentes à luz e compreender a reflexão total da luz, a partir de diálogos das fontes de luz primárias e secundárias e como era vista a luz pelos povos antigos. Foi desenvolvida uma prática em grupo para construção de um holograma. Objetivou-se que os alunos levantassem hipóteses de como esse processo acontece fisicamente, por meio da reflexão da luz incidido por meio de um vídeo no celular nas paredes do holograma. Em semicírculos, os alunos expuseram as suas conclusões. Na Ação II, objetivou-se que os alunos compreendessem a diferença entre lentes convergentes e divergentes, partindo da distinção entre o fenômeno convergência e divergência dos raios de luz e como identificar as aplicações destas lentes em situações cotidianas. Foram abordados o que são lentes, quais instrumentos que utilizam lentes, os defeitos da visão (miopia e hipermetropia), e a correção com as lentes. Dividiu-se a turma em cinco grupos, e a partir de uma lente e um objeto, pudessem perceber o que acontecia, quando olhava com a lente próxima ou distante do objeto, notar a diferença das lentes convergentes e divergentes. Na sequência, foram apresentadas imagens referentes às lentes, como lupas e farol de um carro, para identificarem os tipos de lentes. Os resultados obtidos foram alunos participativos nos diálogos, apresentaram dificuldades na compreensão do processo de reflexão da luz. A partir dos experimentos, demonstraram-se entusiasmados e curiosos, sistematizando seus entendimentos com oralidade, escrita e arte. Surgiram algumas discussões não coerentes, que eram aproveitadas, como forma de suporte e subsídio para novas discussões."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID951_TB112_18102024131120.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÁLISON PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ÁLISON"
    "autor_email" => "alisonpereira.silva@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A intervenção sobre fenômenos ópticos foi composta por duas subdivisões didáticas, (Ação I e II), realizadas no Clube de Ciências com alunos de turmas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. Na ação I, foram abordados o processo de reflexão da luz. Objetivou-se entender os conceitos básicos referentes à luz e compreender a reflexão total da luz, a partir de diálogos das fontes de luz primárias e secundárias e como era vista a luz pelos povos antigos. Foi desenvolvida uma prática em grupo para construção de um holograma. Objetivou-se que os alunos levantassem hipóteses de como esse processo acontece fisicamente, por meio da reflexão da luz incidido por meio de um vídeo no celular nas paredes do holograma. Em semicírculos, os alunos expuseram as suas conclusões. Na Ação II, objetivou-se que os alunos compreendessem a diferença entre lentes convergentes e divergentes, partindo da distinção entre o fenômeno convergência e divergência dos raios de luz e como identificar as aplicações destas lentes em situações cotidianas. Foram abordados o que são lentes, quais instrumentos que utilizam lentes, os defeitos da visão (miopia e hipermetropia), e a correção com as lentes. Dividiu-se a turma em cinco grupos, e a partir de uma lente e um objeto, pudessem perceber o que acontecia, quando olhava com a lente próxima ou distante do objeto, notar a diferença das lentes convergentes e divergentes. Na sequência, foram apresentadas imagens referentes às lentes, como lupas e farol de um carro, para identificarem os tipos de lentes. Os resultados obtidos foram alunos participativos nos diálogos, apresentaram dificuldades na compreensão do processo de reflexão da luz. A partir dos experimentos, demonstraram-se entusiasmados e curiosos, sistematizando seus entendimentos com oralidade, escrita e arte. Surgiram algumas discussões não coerentes, que eram aproveitadas, como forma de suporte e subsídio para novas discussões.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.