O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) continua apontando resultados inferiores para as escolas públicas quando comparados aos das escolas particulares. Assim, o presente trabalho parte da necessidade de compreender como as desigualdades educacionais persistem, apesar dos avanços no acesso às políticas públicas governamentais voltadas para a educação, em especial, a educação básica. Para entender a permanência das desigualdades, buscase analisar o impacto do capital cultural familiar no processo de alfabetização e letramento dos estudantes do terceiro ano do ensino fundamental anos iniciais de escola pública de São Luís/MA, a fim de compreender como o contexto sociocultural dos estudantes influencia no desempenho escolar, na carreira acadêmica e nas desigualdades socioeducacionais, a partir do desenvolvimento de um estudo de caso. Para tal, utiliza-se como referencial teórico-metodológico a perspectiva crítica-reprodutivista de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, centrando no conceito de capital cultural entendido enquanto os recursos culturais herdados das famílias que se acumulam e se transformam, no contexto escolar, em vantagens reais, bem como no conceito de Habitus, considerado como forma de disposições, de saberes e de habilidades que, ao serem introjetados, são duráveis e transponíveis, gerando práticas para além do campo de origem. Como resultados preliminares, uma vez que o estudo está em desenvolvimento, pode-se apontar que o capital cultural familiar tem impacto positivo para o sucesso escolar das crianças, bem como a falta desse capital por parte da família dificulta o processo de aprendizagem do estudante.