O atual ensino tem focado no desenvolvimento das competências cognitivas dos alunos, mas é igualmente relevante abordar as competências socioemocionais. Com o retorno ao ensino presencial após o ensino remoto devido à pandemia de Covid-19, essas habilidades são fundamentais para lidar com os desafios da vida. O estudo buscou compreender o impacto da pandemia nas competências socioemocionais de 58 estudantes de uma escola pública estadual do Ensino Médio em Olinda/PE, entre junho e agosto de 2022. As respostas dos questionários mostraram que a pandemia afetou os estudantes, influenciando suas relações familiares e escolares, afetando seus estudos e emoções. É evidente que o desenvolvimento das competências socioemocionais na escola pode ajudar os alunos a enfrentar esses desafios, mostrando-lhes que obstáculos fazem parte da vida e exigem calma e resiliência para serem superados. O currículo escolar deve ser repensado para incluir o desenvolvimento de competências socioemocionais, além do conhecimento científico. Como a educação busca o pleno desenvolvimento do indivíduo e a preparação para a cidadania, essas habilidades são cruciais para a vida em sociedade. Ao trabalhar essas competências na escola, podemos capacitar os alunos a lidar com suas emoções, desenvolver habilidades de comunicação, empatia e trabalho em equipe. Essas habilidades não apenas beneficiam o bem-estar dos estudantes, mas também os preparam para serem cidadãos mais conscientes, responsáveis e preparados para enfrentar os desafios futuros. Portanto, investir no desenvolvimento das competências socioemocionais é essencial para promover um ensino mais completo e preparar os alunos para uma vida adulta bem-sucedida e cidadãos ativos e engajados em suas comunidades.