Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DO IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM OLINDA, PE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 18 - Educação emocional
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111308
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3430
    "inscrito_id" => 8848
    "titulo" => "ANÁLISE DO IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM OLINDA, PE"
    "resumo" => "O atual ensino tem focado no desenvolvimento das competências cognitivas dos alunos, mas é igualmente relevante abordar as competências socioemocionais. Com o retorno ao ensino presencial após o ensino remoto devido à pandemia de Covid-19, essas habilidades são fundamentais para lidar com os desafios da vida. O estudo buscou compreender o impacto da pandemia nas competências socioemocionais de 58 estudantes de uma escola pública estadual do Ensino Médio em Olinda/PE, entre junho e agosto de 2022. As respostas dos questionários mostraram que a pandemia afetou os estudantes, influenciando suas relações familiares e escolares, afetando seus estudos e emoções. É evidente que o desenvolvimento das competências socioemocionais na escola pode ajudar os alunos a enfrentar esses desafios, mostrando-lhes que obstáculos fazem parte da vida e exigem calma e resiliência para serem superados. O currículo escolar deve ser repensado para incluir o desenvolvimento de competências socioemocionais, além do conhecimento científico. Como a educação busca o pleno desenvolvimento do indivíduo e a preparação para a cidadania, essas habilidades são cruciais para a vida em sociedade. Ao trabalhar essas competências na escola, podemos capacitar os alunos a lidar com suas emoções, desenvolver habilidades de comunicação, empatia e trabalho em equipe. Essas habilidades não apenas beneficiam o bem-estar dos estudantes, mas também os preparam para serem cidadãos mais conscientes, responsáveis e preparados para enfrentar os desafios futuros. Portanto, investir no desenvolvimento das competências socioemocionais é essencial para promover um ensino mais completo e preparar os alunos para uma vida adulta bem-sucedida e cidadãos ativos e engajados em suas comunidades."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID8848_TB3430_02052024222409.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELEN AURELIANO SANTOS DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "HELEN"
    "autor_email" => "helenaureliano@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111308
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3430
    "inscrito_id" => 8848
    "titulo" => "ANÁLISE DO IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM OLINDA, PE"
    "resumo" => "O atual ensino tem focado no desenvolvimento das competências cognitivas dos alunos, mas é igualmente relevante abordar as competências socioemocionais. Com o retorno ao ensino presencial após o ensino remoto devido à pandemia de Covid-19, essas habilidades são fundamentais para lidar com os desafios da vida. O estudo buscou compreender o impacto da pandemia nas competências socioemocionais de 58 estudantes de uma escola pública estadual do Ensino Médio em Olinda/PE, entre junho e agosto de 2022. As respostas dos questionários mostraram que a pandemia afetou os estudantes, influenciando suas relações familiares e escolares, afetando seus estudos e emoções. É evidente que o desenvolvimento das competências socioemocionais na escola pode ajudar os alunos a enfrentar esses desafios, mostrando-lhes que obstáculos fazem parte da vida e exigem calma e resiliência para serem superados. O currículo escolar deve ser repensado para incluir o desenvolvimento de competências socioemocionais, além do conhecimento científico. Como a educação busca o pleno desenvolvimento do indivíduo e a preparação para a cidadania, essas habilidades são cruciais para a vida em sociedade. Ao trabalhar essas competências na escola, podemos capacitar os alunos a lidar com suas emoções, desenvolver habilidades de comunicação, empatia e trabalho em equipe. Essas habilidades não apenas beneficiam o bem-estar dos estudantes, mas também os preparam para serem cidadãos mais conscientes, responsáveis e preparados para enfrentar os desafios futuros. Portanto, investir no desenvolvimento das competências socioemocionais é essencial para promover um ensino mais completo e preparar os alunos para uma vida adulta bem-sucedida e cidadãos ativos e engajados em suas comunidades."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID8848_TB3430_02052024222409.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELEN AURELIANO SANTOS DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "HELEN"
    "autor_email" => "helenaureliano@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O atual ensino tem focado no desenvolvimento das competências cognitivas dos alunos, mas é igualmente relevante abordar as competências socioemocionais. Com o retorno ao ensino presencial após o ensino remoto devido à pandemia de Covid-19, essas habilidades são fundamentais para lidar com os desafios da vida. O estudo buscou compreender o impacto da pandemia nas competências socioemocionais de 58 estudantes de uma escola pública estadual do Ensino Médio em Olinda/PE, entre junho e agosto de 2022. As respostas dos questionários mostraram que a pandemia afetou os estudantes, influenciando suas relações familiares e escolares, afetando seus estudos e emoções. É evidente que o desenvolvimento das competências socioemocionais na escola pode ajudar os alunos a enfrentar esses desafios, mostrando-lhes que obstáculos fazem parte da vida e exigem calma e resiliência para serem superados. O currículo escolar deve ser repensado para incluir o desenvolvimento de competências socioemocionais, além do conhecimento científico. Como a educação busca o pleno desenvolvimento do indivíduo e a preparação para a cidadania, essas habilidades são cruciais para a vida em sociedade. Ao trabalhar essas competências na escola, podemos capacitar os alunos a lidar com suas emoções, desenvolver habilidades de comunicação, empatia e trabalho em equipe. Essas habilidades não apenas beneficiam o bem-estar dos estudantes, mas também os preparam para serem cidadãos mais conscientes, responsáveis e preparados para enfrentar os desafios futuros. Portanto, investir no desenvolvimento das competências socioemocionais é essencial para promover um ensino mais completo e preparar os alunos para uma vida adulta bem-sucedida e cidadãos ativos e engajados em suas comunidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.