ANÁLISE DO IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM OLINDA, PE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111308 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3430 "inscrito_id" => 8848 "titulo" => "ANÁLISE DO IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM OLINDA, PE" "resumo" => "O atual ensino tem focado no desenvolvimento das competências cognitivas dos alunos, mas é igualmente relevante abordar as competências socioemocionais. Com o retorno ao ensino presencial após o ensino remoto devido à pandemia de Covid-19, essas habilidades são fundamentais para lidar com os desafios da vida. O estudo buscou compreender o impacto da pandemia nas competências socioemocionais de 58 estudantes de uma escola pública estadual do Ensino Médio em Olinda/PE, entre junho e agosto de 2022. As respostas dos questionários mostraram que a pandemia afetou os estudantes, influenciando suas relações familiares e escolares, afetando seus estudos e emoções. É evidente que o desenvolvimento das competências socioemocionais na escola pode ajudar os alunos a enfrentar esses desafios, mostrando-lhes que obstáculos fazem parte da vida e exigem calma e resiliência para serem superados. O currículo escolar deve ser repensado para incluir o desenvolvimento de competências socioemocionais, além do conhecimento científico. Como a educação busca o pleno desenvolvimento do indivíduo e a preparação para a cidadania, essas habilidades são cruciais para a vida em sociedade. Ao trabalhar essas competências na escola, podemos capacitar os alunos a lidar com suas emoções, desenvolver habilidades de comunicação, empatia e trabalho em equipe. Essas habilidades não apenas beneficiam o bem-estar dos estudantes, mas também os preparam para serem cidadãos mais conscientes, responsáveis e preparados para enfrentar os desafios futuros. Portanto, investir no desenvolvimento das competências socioemocionais é essencial para promover um ensino mais completo e preparar os alunos para uma vida adulta bem-sucedida e cidadãos ativos e engajados em suas comunidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID8848_TB3430_02052024222409.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELEN AURELIANO SANTOS DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "HELEN" "autor_email" => "helenaureliano@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111308 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3430 "inscrito_id" => 8848 "titulo" => "ANÁLISE DO IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM OLINDA, PE" "resumo" => "O atual ensino tem focado no desenvolvimento das competências cognitivas dos alunos, mas é igualmente relevante abordar as competências socioemocionais. Com o retorno ao ensino presencial após o ensino remoto devido à pandemia de Covid-19, essas habilidades são fundamentais para lidar com os desafios da vida. O estudo buscou compreender o impacto da pandemia nas competências socioemocionais de 58 estudantes de uma escola pública estadual do Ensino Médio em Olinda/PE, entre junho e agosto de 2022. As respostas dos questionários mostraram que a pandemia afetou os estudantes, influenciando suas relações familiares e escolares, afetando seus estudos e emoções. É evidente que o desenvolvimento das competências socioemocionais na escola pode ajudar os alunos a enfrentar esses desafios, mostrando-lhes que obstáculos fazem parte da vida e exigem calma e resiliência para serem superados. O currículo escolar deve ser repensado para incluir o desenvolvimento de competências socioemocionais, além do conhecimento científico. Como a educação busca o pleno desenvolvimento do indivíduo e a preparação para a cidadania, essas habilidades são cruciais para a vida em sociedade. Ao trabalhar essas competências na escola, podemos capacitar os alunos a lidar com suas emoções, desenvolver habilidades de comunicação, empatia e trabalho em equipe. Essas habilidades não apenas beneficiam o bem-estar dos estudantes, mas também os preparam para serem cidadãos mais conscientes, responsáveis e preparados para enfrentar os desafios futuros. Portanto, investir no desenvolvimento das competências socioemocionais é essencial para promover um ensino mais completo e preparar os alunos para uma vida adulta bem-sucedida e cidadãos ativos e engajados em suas comunidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID8848_TB3430_02052024222409.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELEN AURELIANO SANTOS DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "HELEN" "autor_email" => "helenaureliano@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }