Este texto tem como objetivo apresentar estudos sobre a relação entre Educação Popular e a Educação do Campo. Resulta de trabalho de pesquisa apresentado no componente curricular Fundamentos e Processos da Educação Popular, no 4º período do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de PE - Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA). Teve como metodologia o estudo bibliográfico, firmado em uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, acolhendo as contribuições dos seguintes autores: Freire (1987), Brandão (1986); Pereira (2010) para o desenvolvimento da categoria Educação Popular. Beltrame (2009); Hage (2005), Alencar (2010;2016) e Silva (2018) para a discussão sobre Educação do Campo. A partir do desenvolvimento deste estudo, compreendemos a importância da Educação Popular para a Educação do Campo porque possibilita o desenvolvimento da conscientização de processos educativos para a luta dos direitos da população do campo e da cidade; da produção de conhecimento e de formulação de estratégias que possibilitem analisar os desafios que marcam as desigualdades sociais e culturais no campo e ainda ressalta a relevância da Educação do Campo, como paradigma e política pública educacional, no desenvolvimento de conteúdos e saberes que fortalecem a confiança, o fortalecimento e a valorização da cultura e o significado de identidade do campo e de sua população.